Notícias
Campus Paraíso do Tocantins produz álcool sanitizante 70% para a prevenção da Covid-19
COVID-19
Entre os dias 8 e 12 de junho, o Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) produzirá mais de 2.500 frascos de álcool sanitizante 70% para serem utilizados em ações de prevenção à Covid-19. Durante toda a semana professores, técnicos e estagiários da unidade estarão envolvidos na produção que será feita nos laboratórios do próprio campus.
O técnico em laboratório Naylon Barroso Gomes, um dos responsáveis pela ação, esclareceu que o álcool que está sendo feito na unidade é líquido, isso porque um dos compostos necessários para a produção do álcool em gel não estava disponível no mercado, dada a grande procura mundial nesse período de pandemia.
Entretanto, ele assegura que o álcool produzido na instituição atende ao que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde como produto sanitizante, ou seja, aquele que reduz a possibilidade de contaminação.
Ao todo o IFTO produzirá 20 mil litros álcool 70%, a ação está sendo financiada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e, além do Campus Paraíso do Tocantins, as unidades de Araguaína, Araguatins, Gurupi e Palmas estão envolvidas, diretamente, nessa ação.
A produção e a distribuição do produto serão realizadas com atendimento aos procedimentos de notificação aos órgão competentes, de segurança e prevenção nos termos recomendados pela OMS. Os produtos serão entregues, gratuitamente, por todas as unidades do IFTO, em articulação com a Pró-reitoria de Extensão (Proex).