Notícias
Campus Paraíso do Tocantins comemora 15 anos nesta terça-feira,8
ANIVERSÁRIO
No dia 8 de novembro de 2007, há exatos 15 anos, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) chegou à cidade de Paraíso do Tocantins. A unidade nasceu como UNED (Unidade de Ensino Descentralizada) da então Escola Técnica Federal de Palmas e se tornou Campus em dezembro de 2008.
O diretor-geral do campus, professor Flávio Eliziário de Souza, explica que a instituição, ao longo de todos esses anos, vem contribuindo para o fortalecimento da região do Vale do Araguaia, principalmente pela oferta de educação profissional e tecnológica nos mais diversos segmentos. Segundo ele, isso possibilita a entrada de mão de obra qualificada e especializada no setor produtivo em diferentes frentes de trabalho.
“Um exemplo, é que quando a gente anda pelas escolas e até universidades da região, vemos muitos egressos da nossa unidade ministrando aulas, o que nos enche de orgulho e satisfação”, destacou o diretor. Cícera Manuela Cesário é um desses exemplos, ela – que concluiu o curso de Licenciatura em Matemática pelo Campus Paraíso no segundo semestre de 2021 – hoje dá aulas no ensino fundamental na sua área de formação. A professora conta que ter formado no IFTO representou a possibilidade não só de uma conquista profissional, mas também a realização de um sonho pessoal.
15 anos transformando vidas pela educação
O professor Fernando Morais Rodrigues, um dos mais antigos do campus, acrescentou que Paraíso do Tocantins e toda a região do Vale do Araguaia ganham em ter uma instituição como o IFTO pela excelência em termos de formação de profissionais, como também pela promoção de ensino, pesquisa e extensão de alto nível tanto em termos científicos, quanto em termos de democratização do conhecimento.
Marcelo Castro Oliveira, formado em Administração, por exemplo, concorda que ter feito um curso superior no Campus Paraíso do Tocantins foi importante não só para sua carreira, mas também contribuiu para seu crescimento pessoal e lembrou com carinho do seu tempo de estudante no instituto. “É uma janela de oportunidades. Os professores são altamente capacitados, assim como os demais profissionais que trabalham lá, além disso, a estrutura física é muito adequada”, elogiou.
Nesses anos de história, muitos dos estudantes que passaram pelo Campus Paraíso do Tocantins tiveram a oportunidade de fazer ensino técnico e superior na unidade, uma característica comum na Rede Federal, já que os institutos oferecem estrutura acadêmica com cursos em diferentes etapas do ensino. É o caso do Saymon Oliveira, ele entrou na unidade em 2013 para cursar o técnico em Informática e só saiu em 2021, formado em Sistemas de Informação. “Tenho muito orgulho de dizer que estudei na instituição. A formação que recebi avaliou como nota 10 e hoje, como empresário, vejo que o IFTO realmente atende as necessidades da região”.
Outra que também fez curso técnico e superior no Campus Paraíso do Tocantins foi Eliane Barros Carneiro. Ela estudou na unidade entre os anos de 2011 e 2016 e concluiu o curso técnico em Administração e o superior em Gestão da Tecnologia da Informação. “O IFTO sempre deu suporte para nos preparar para o mercado de trabalho, tínhamos uma biblioteca recheada de bons livros, bons computadores, acesso fácil aos professores, muitas palestras e oficinas e tudo isso me ajudou a ser a profissional que sou hoje”, concluiu.
Atualmente, o Campus Paraíso do Tocantins do IFTO oferta três cursos técnicos integrados ao ensino médio: Agroindústria, Informática e Meio Ambiente, e cinco superiores: Administração, Licenciatura em Matemática e em Química, Sistemas de Informação e Tecnologia em Alimentos.