Notícias
Campus Palmas lança edital do Programa Sylmara Barreira destinado a incentivar a participação de mulheres na pesquisa
O Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), lançou o edital do Programa Sylmara Barreira, destinado a incentivar a participação das estudantes e professoras da unidade em atividades voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento científico. A inscrição e submissão das propostas deve ser realizada via Suap, no período de 08/02 a 26/02/24.
O edital apresenta seis categorias distintas de bolsas de pesquisa, com projetos selecionados voltados para questões científicas e sociais relevantes em todas as áreas de conhecimento desenvolvidas no IFTO - Campus Palmas. Os valores mensais das bolsas de pesquisa variam de R$300 a R$840, dependendo da categoria.
O programa segue as diretrizes estabelecidas pela instituição e pelas agências de apoio com o propósito de gerar novos conhecimentos e promover a participação das mulheres em projetos de pesquisa como uma política pública para ciência, tecnologia e inovação. As bolsas serão disponibilizadas por meio do programa para estimular projetos de pesquisa e fomentar a presença feminina em posições de liderança. Esta iniciativa visa ampliar a participação das mulheres em projetos de pesquisa e desenvolvimento científico, incentivando a inclusão delas em áreas em que tradicionalmente são sub-representadas.
Mais informações estão disponíveis no edital.
Sylmara Barreira
A iniciativa homenageia a professora e tradutora brasileira Sylmara Barreira, graduada em Letras-Português-Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade de Brasília. Barreira possui especialização em Língua Portuguesa, mestrado em Educação e em Linguística, e doutorado em Ciências da Educação. Além de ter experiência no exterior, ela trabalhou como professora da Educação Básica e coordenadora de escolas de idiomas. Sylmara também é tradutora e revisora de textos técnicos, e já participou de diversas bancas de concurso público e avaliou projetos e artigos em diferentes eventos. Ela se aposentou como servidora do Instituto Federal do Tocantins em 2020.