Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas sedia evento que destaca Cultura Afro-brasileira e discute a Lei 10.639 na educação

Notícias

Campus Palmas sedia evento que destaca Cultura Afro-brasileira e discute a Lei 10.639 na educação

Roda de Saberes: Chamada de Angola

Encontro reforça a relevância da valorização cultural
por publicado: 28/09/2023 17h31 última modificação: 28/09/2023 18h16

O Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), recebeu nos dias 26, 27 e 28 de setembro o Roda de Saberes: Chamada de Angola, evento voltado à valorização da cultura Afro-brasileira e à discussão da Lei 10.639, que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas instituições de ensino. 

A abertura do evento contou com a apresentação cultural do Projeto Veredas, que emocionou os presentes. Ainda na abertura, foi destacada a  importância da Lei 10.639 no contexto educacional. Para o vice-presidente da Associação dos Filhos Amigos da África (AFAA), Aires Panda, é preciso se expandir a discussão e a reflexão sobre a lei 10.639. "A lei ainda não tem um impacto tão significativo na sociedade brasileira, visto que a sociedade ainda é um projeto colonial, em que o brasileiro nega suas raízes. Enquanto o Brasil não se assumir um país negro, teremos dificuldade em implementar essa lei. É um processo importante, que na prática ainda precisa evoluir muito", explica Panda.

A diretora-geral do Campus Palmas, Noemi Zukowski, frisou a importância do evento e satisfação da unidade Palmas em ser palco para discussões de relevância para toda a sociedade. “Estamos felizes em receber esse evento, principalmente pela sua importância. É de suma importância tratar de temas como esse na educação pública, para que nossos estudantes tenham uma compreensão mais ampla da nossa história e para promover a valorização da diversidade cultural brasileira", ressaltou. 

Roda de Saberes

A 8ª edição do Roda de Saberes: Chamada de Angola é organizado pelo NEABI ( IFTO ), UNITINS (projeto de extensão Kinsa Kindezi ), Instituto Latino Americano de Tradições Bantu (ILABANTUTO) , Instituto de Capoeira Angola Alagbedé Tocantins e Contexto Cultural. A programação do evento segue até o dia 2 de outubro, no Distrito de Taquaruçú. 

(Por Jaqueline Braga, estagiária sob supervisão do Setor de Jornalismo IFTO/Palmas)