Notícias
Campus Colinas lança vocabulário em Libras para inclusão de estudantes surdos na agropecuária
Inclusão no campo
O Campus Colinas do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lançou a publicação "Vocabulário Técnico de Agropecuária e Agronomia Inclusivo - Agrolibras". O material tem como objetivo promover acessibilidade comunicacional para estudantes surdos dos cursos técnicos em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do bacharelado em Engenharia Agronômica da unidade.
A iniciativa é da Coordenação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CNAPNE), sob a coordenação das servidoras Elizeth da Costa Alves e Caroline Pittelkou Schimidt Takahara. O conteúdo está disponível aqui! "Temos orgulho em apresentar um material inovador que une conhecimento técnico e inclusão social. O Agrolibras não apenas abordou conceitos essenciais de agropecuária e agronomia, mas também criou sinais em Libras para raças de animais, que antes não existiam, tornando o aprendizado acessível a estudantes surdos", disse Caroline Pittelkou.
Segundo o Núcleo, a proposta é oferecer um conteúdo técnico atualizado e confiável sobre agropecuária e agronomia, incluindo sinais inéditos em Libras para diferentes raças de animais. Trata-se de uma ferramenta que promove inclusão e igualdade de oportunidades no ensino técnico, sendo um recurso essencial para professores, estudantes e profissionais interessados em fortalecer práticas de educação inclusiva.
O Agrolibras foi viabilizado por meio da unificação dos editais nº 21/2024 - PIC/IFTO/CNPq - PIBIC-EM e nº 18/2024, que garantiram o custeio dos materiais e a concessão de bolsas aos estudantes envolvidos.
A equipe executora do projeto é composta pelos seguintes servidores e estudantes:
Equipe executora:
-
Arthur Maciel de Oliveira – TI
-
Elizeth da Costa Alves – Docente
-
Caroline Pittelkou Schimidt Takahara
-
Karen Lowhany Costa da Silva – TI
-
Karine Freitas dos Santos – Intérprete de Libras
-
Karoline Freitas dos Santos – Intérprete de Libras
-
Lorrany Rocha da Silva – Intérprete de Libras
-
Sergio Alves de Souza – Docente
-
Thaís Tábata da Silva Rezende – Intérprete de Libras
-
David Emanuel Moreira Guerra – Estudante (bolsista)
-
João Vitor Alves de Oliveira – Estudante (bolsista)
-
Junior do Nascimento Lopes – Estudante (voluntário)
-
Lauriana Silva Santos – Estudante (bolsista)