Notícias
Campus Avançado Formoso do Araguaia promove ações de combate ao uso de drogas
Data comemorativa
Em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, os estudantes, técnicos administrativos e professores do Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveram atividades, ao longo da semana, referentes a estudos de conteúdos interdisciplinares da disciplina Cidadania.
Foram realizadas apresentações teatrais sobre o perigo das drogas, confecção de mural com alertas sobre a dependência química, rodas de conversas e debates nas salas de aulas. Além disso, como atividade de extensão, foi realizada uma visita à Casa de Recuperação Maanain, na cidade de Gurupi – TO. Na ocasião, a policial militar Shirley Albino, coordenadora da instituição, enfatizou que a casa de recuperação é um espaço de “socialização, pois muitos chegam sem vida e sem amor próprio, e que as visitas são bem-vindas para fortalecerem o convívio com o carinho, para que os assistidos, recuperados do vício, saiam com vontade de viver e realizar seus sonhos”, afirmou.
O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo é celebrado em 20 de fevereiro. A professora Márcia Custódio, coordenadora da atividade no campus, explicou sobre a alusão ao dia. “É uma data da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a sensibilização sobre a dependência de drogas e o alcoolismo, um problema que preocupa nações no mundo inteiro e não é diferente em nosso país”, comentou.
O pedagogo e gerente de Ensino do campus, Márlon Brito, destacou que o evento faz parte do calendário escolar da unidade, e que todos se esforçam para envolver a comunidade, interna e externa, nas datas comemorativas. “Quando observamos os objetivos dos Institutos Federais, lembramos que nossa missão vai além de ministrar educação profissional técnica de nível médio, pois trabalhamos com pessoas, jovens e adultos, que convivem, direta ou indiretamente, com o problema das drogas e do alcoolismo”, disse.
O estudante Romagno Araújo, que iniciou seus estudos no curso técnico em Agricultura ainda neste semestre, participou de toda a programação e se empolgou com as atividades promovidas. “Já passei por dificuldades na vida. A experiência me fez conhecer outras pessoas com dificuldades com drogas, e entendi que eles podem conseguir se libertar dos vícios e voltarem a estudar, trabalhar e serem felizes”, afirmou o estudante.