Notícias
Campus Avançado Formoso Araguaia cede espaço para curso da Adesgu
Educação Inclusiva
O Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), cederá espaços e equipamentos aos professores da Associação de Apoio aos Surdos de Gurupi (Adesgu), para a realização de cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O primeiro curso será iniciado na próxima terça-feira, 6 de março.
Com o objetivo de formar profissionais para atuarem com a comunidade surda, visto que a cidade de Formoso do Araguaia possui poucos profissionais habilitados nessa área. Além disso, existem dois estudantes matriculados no Campus Avançado Formoso do Araguaia, do IFTO, que aguardam a conclusão de contratação de um profissional intérprete de Libras, que virá de cidades próximas para atendê-los no processo de ensino e aprendizagem.
Segundo Fernando Cruz, membro do Conselho Administrativo da Adesgu, "a iniciativa visa oportunizar o aprendizado e a formação em Libras de surdos, alunos, professores, gerando assim uma integração, socialização e inclusão para os usuários da língua de sinais, neste caso, os surdos". Ele destaca ainda que quando a comunidade ouvinte adquire o conhecimento sobre a Libras e essa começa a interagir com a comunidade surda, os surdos também adquirem conhecimento e melhor qualidade de vida.
"O que me levou a fazer esse curso foia necessidade dos nossos alunos surdos e da nossa cidade que não tem profissional que possa se comunicar com eles. Assim como a importância desse curso para minha formação, como futura pedagoga", destaca Rosimeire Gontijo, que já matriculada no curso. Além disso, ela parabeniza o IFTO por fazer parte dessa parceria e contribuir na formação de cada aluno do curso.