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Autismo: conscientização e inclusão para além da celebração do dia 2 de abril

Diversidade

IFTO promove ações e políticas públicas durante o ano todo
por Maiara Sobral publicado: 02/04/2025 08h44 última modificação: 02/04/2025 12h00

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2007,  com o objetivo de conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater preconceitos e promover a inclusão de pessoas autistas na sociedade.

campanha_redes_sociais.jpegNo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) durante todo ano são promovidas ações e políticas públicas que buscam levar essa conscientização para além do dia 2 de abril, entre elas está a atuação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) em todas as unidades, que trabalha na inclusão de estudantes com deficiências ou necessidades específicas. 

Segundo a coordenadora do NAPNE na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), Alini Alves, "os NAPNEs têm um papel essencial na conscientização sobre o autismo dentro do IFTO. Mais do que garantir acessibilidade, buscamos construir um ambiente onde cada estudante autista se sinta compreendido e acolhido. A inclusão vai além de adaptações pedagógicas; ela começa no respeito às individualidades, na escuta atenta e no compromisso de toda a comunidade acadêmica. No mês do autismo, reforçamos a importância de um olhar mais sensível para essas questões, promovendo diálogos, formações e ações que ajudam a quebrar barreiras e fortalecer conexões. Nosso objetivo é que cada estudante tenha a oportunidade de aprender e se desenvolver em um espaço onde sua singularidade seja valorizada".

heitor_campus_araguaina.jpeg"Estou me sentindo muito acolhido graças à ajuda da Karol, minha assistente, e dos meu amigos. Eu me sinto participando de todas as atividades importantes, eu me sinto incluído no IF por jogar o interclasse com todo mundo, receber as atividades adaptadas, quando os colegas decidem me colocar no trabalho de grupo e não me abandonam", declara o estudante autista, Heitor Miranda Batista, do 3º ano B do Médio Integrado a Informática do Campus Araguaína.

Cabe destacar ainda que o IFTO assegura uma assistente educacional para o Heitor, que é a psicóloga Karoliny Mendonça, esse acompanhamento facilita a inclusão dele no cotidiano da instituição. "O IF me ajudou no desenvolvimento da minha autonomia, por exemplo: fazer as atividades sozinho, organização dos estudos, também pagar meus almoços, e isso tudo faz uma diferença enorme para mim", destaca o estudante.

heitor_campus_araguaina_1.jpegA conscientização sobre o autismo no âmbito da Assistência Estudantil é uma das frentes de atuação do IFTO, no que diz respeito aos servidores pais e mães de autistas, a instituição orienta sobre os procedimentos para concessão dos direitos estabelecidos na Lei nº 13.370/2016. Esta estabelece o horário especial sem a perda salarial ou necessidade de compensação de horário.

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Para a relações públicas, Flávia Araújo, mãe do Pedro Augusto e servidora no Campus Araguaína, é preciso destacar que além da concessão do horário especial estabelecido por lei, ela possui flexibilidade de horários, o que permite o acompanhamento nas terapias do filho diariamente. "Hoje meu filho faz em torno de 18 horas semanais de terapia, então são todas as tardes, para ele ter esse desenvolvimento. O fato de trabalhar em uma instituição que proporcione o meu acompanhamento tem sido um divisor de águas, porque ele teve o diagnóstico com 2 anos e hoje com quase 5, é visível como esse acompanhamento fez e faz diferença, tanto que hoje o nível de suporte que ele precisa é 2 e no início era 3", ressalta Flávia.

Livro: Crônicas espectrais, notas sobre o TEA

Ainda falando sobre a conscientização do autismo no âmbito do IFTO, vale mencionar o livro produzido pelo professor de Português e suas Literaturas do Campus Palmas do IFTO, Luciano Gonçalves, cujo título é: "Crônicas espectrais, notas sobre o TEA", a obra conta um pouco das vivências do docente e de como foi o processo até o diagnóstico.

capa_livro_professor_luciano.jpeg"Após o diagnóstico, a adaptação a uma rotina de mais cuidados e a consciência da necessidade de reabilitação, noto que o meu trabalho docente melhorou em diversos aspectos. Percebo uma abertura do alunado, neurodivergente ou não, para discutir e entender as diferenças, as individualidades. Quando há algum incômodo, o meu exemplo pessoal pode ser um ponto de partida para esse entendimento de que medicina, psicologia e informação qualificada contribuem definitivamente para o processo de ensino/aprendizagem e para a busca de uma vida mais saudável e equilibrada", salienta o professor Luciano.

Saiba mais sobre o autismo

O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição que influencia a forma como a pessoa se comunica, interage e percebe o mundo. Não é uma doença, mas um jeito diferente de o cérebro funcionar. Pessoas autistas podem ter dificuldades em entender expressões faciais, manter contato visual ou conversar. Algumas têm interesses muito específicos e gostam de rotina. Também podem ser mais sensíveis a barulhos, luzes ou texturas. Cada pessoa autista é única, por isso é chamado de transtorno do espectro, uma vez que existem diferentes formas e níveis da condição do autista.

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Confira o Instagram Oficial do IFTO, lá tem uma publicação sobre autismo, nela você pode saber mais sobre o autismo, conferir mitos e verdades sobre o autismo, conhecer personalidades autistas inspiradores ver como apoiar pessoas autistas.