Notícias
Aula prática contribui com campanha contra a febre aftosa
Formação
Sob a orientação do professor Nelson Rafael, os estudantes da 3º série da unidade Araguatins do IFTO participaram de uma aula prática sobre vacinação de bovinos de corte e leite contra a febre aftosa, na quarta-feira, 22. Durante a aula, o professor instruiu os estudantes sobre a importância do manejo de vacinação correto, uma vez que a aplicação correta da vacina proporciona a imunização do animal e também evita prejuízo para pecuarista.
A estudante, Wallany Mendonça, avaliou como positiva a aula, para ela, a atividade prática é o grande diferencial na formação do técnico em agropecuária, pois possibilita realizar no campo o que é ministrado de forma teórica em sala de aula.
De acordo com o coordenador de produção da unidade Araguatins, Welligton Vieira da Silva, a atividade contribuiu com a campanha de vacinação contra a febre aftosa que está sendo realizada desde o dia 1º de junho, de acordo com o calendário de vacinação elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o ano de 2019.
Campanha de vacinação
A campanha de vacinação é obrigatória em todo o Brasil, exceto no estado de Santa Catarina (estado livre de vacinação), a não adesão a campanha pode gerar multa aos proprietários junto aos órgãos fiscalizadores. A importância da vacinação é decorrente da gravidade da febre aftosa, pois ela é uma das doençaas de maior impacto na sanidade animal, acarretando assim, grandes prejuízos econômicos para o produtor.