Notícias
Aula inaugural marca início da formação dos novos soldados da PMTO
Parceria IFTO e PMTO
A manhã desta quarta-feira, 30, foi marcada pela aula inaugural do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Tocantins, que desta vez será ofertado em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Durante a solenidade, as autoridades destacaram o desafio de formar, simultaneamente, os mil novos soldados que tomaram posse neste mês e que atenderão todo o Estado.
O tenente-coronel Márcio de Carvalho, que comanda a Academia da PM, destacou que o novo modelo do curso ajuda a vencer as dificuldades da formação do novo contingente, facilitado pela distribuição de turmas em diversas localidades. O reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, falou do comprometimento das instituições na oferta do novo curso de formação e frisou que, embora existam outros cursos de Tecnologia em Segurança Pública, esse que será ofertado aos novos policiais tocantinenses contará com habilidades específicas que garantem uma formação diferenciada.
Por isso, o reitor destacou a importância de os novos alunos-soldados se dedicarem ao curso. "Entreguem-se a esse curso, pois o sucesso dele depende também do comprometimento de vocês para que esse novo modelo seja consolidado no Estado".
A diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa da corporação, coronel Wélere Silveira, destacou a importância da formação em nível superior para os novos soldados e ressaltou o diferencial que esses profissionais terão ao receber uma certificação concedida por uma instituição federal de ensino. "Honrem a Polícia Militar e o IFTO. Um diploma de uma instituição federal não é para todos".
Em Palmas, a aula inaugural foi marcada pela palestra do técnico de assistência da Procuradoria Federal junto ao IFTO, Josuan de Carvalho, que apresentou aos novos praças a estrutura do Instituto e deu mais detalhes sobre como será o curso.
Os alunos-soldados foram divididos em 28 turmas distribuídas em 13 cidades polos no Tocantins. Além de Palmas, as aulas serão realizadas nos municípios de Araguaína, Gurupi, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Araguatins, Tocantinópolis, Arraias, Dianópolis, Colinas do Tocantins e Miracema. Por isso, a solenidade da aula inaugural aconteceu simultaneamente nessas localidades e o IFTO foi representado em várias delas.
Os diretores-gerais dos campi de Araguaína, Cristiano Mateus, Paraíso do Tocantins, Flávio Eliziário, e Porto Nacional, Edilson Leite, e a diretora do Campus Avançado Pedro Afonso, Mírian Peixoto, participaram da cerimônia nas respectivas cidades. O IFTO ainda esteve representado nos municípios de Dianópolis, pela gerente de ensino da unidade, Leila Lins, e Gurupi, pelo chefe de gabinete do diretor-geral, Luciano Gomes.