Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas realiza Aula inaugural e formatura do Programa Mulheres Mil

Campus Palmas realiza Aula inaugural e formatura do Programa Mulheres Mil

Iniciativas promovem capacitação e empoderamento feminino
por publicado: 07/05/2024 17h40 última modificação: 07/05/2024 17h42

No final de abril e início de maio, o Campus Palmas do IFTO foi palco de dois eventos marcantes: a formatura e a aula inaugural do Programa Mulheres Mil. O primeiro ocorreu no dia 30 de abril de 2024, com a cerimônia de certificação das participantes do programa. Já no dia 2 de maio, foi realizada a aula inaugural da nova turma do programa, marcando o início de uma jornada de conhecimento e empoderamento para as mulheres atendidas no Campus Palmas.

O programa Mulheres Mil, coordenado por uma equipe composta pela professora Gislene Magali e as servidoras Loulou Hibrahim e Marina Ribeiro Pereira, tem como objetivo promover o empoderamento feminino por meio da educação. Com carga horária de 160 horas, o curso aborda temas como ética e qualidade de vida, empreendedorismo e manejo de resíduos sólidos urbanos.

A formatura, ocorrida em 30 de abril, foi um momento de celebração e reconhecimento do esforço das participantes. A cerimônia de certificação foi realizada no auditório Mini 11, reunindo familiares, amigos e professores. Já a aula inaugural, que aconteceu em 2 de maio no mesmo local, marcou o início de uma nova turma do programa Mulheres Mil. Durante o evento, as novas estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, receber kits escolares e participar da palestra ministrada pela empresária e egressa, Magda Cristina Gomes, cujo tema foi “Empoderamento da Mulher”.  Além disso, houve distribuição de lanches e apoio logístico, com frotas de ônibus disponibilizadas pelo próprio Campus para garantir o transporte das participantes até suas casas.

Sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil, criado em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), tem sido uma importante iniciativa para promover a formação profissional e tecnológica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Com o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais e profissionais para esse público, o programa busca fornecer uma formação alinhada às necessidades locais e ao mercado de trabalho. Nos anos anteriores, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) já realizou diversos cursos vinculados ao programa, beneficiando mulheres de diferentes municípios e proporcionando-lhes qualificação para ingressar no mercado de trabalho. Nessa nova etapa do programa, o IFTO planeja atender aproximadamente 600 mulheres em vários municípios tocantinenses, com as ações sendo coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).