Notícias
Arraiá Sabor e Arte é sucesso de público
Ensino
Os visitantes do Cais do Porto de Araguatins, no domingo, 26, acompanharam uma programação especial, com a realização do Arraiá Sabor e Arte, nos períodos da tarde e noite. O evento promovido pela unidade Araguatins do IFTO e Sebrae-TO foi a culminância do projeto de ensino “Empreendedorismo Juvenil: um projeto de vida”. O Arraiá reuniu várias apresentações culturais, como: danças, quadrilhas, roda de capoeira e músicas. Além disso, estudantes e pequenos empreendedores tiveram a oportunidade de comercializar comidas típicas e artesanatos, em barracas que funcionaram durante todo o evento, o qual foi sucesso de público.
As estudantes do IFTO e participantes do projeto “Empreendedorismo Juvenil: um projeto de e vida”, Maiely Bueno Marinho e Lannara Sabrine, aprovaram a realização do evento. Para Maiely todas as atividades desenvolvidas pelo projeto, até a execução do arraiá, proporcionaram seu desenvolvimento pessoal. Lanara, por sua vez, ressalta que ficou surpresa com a proporção que o evento tomou. Segundo ela, o Arraiá proporcionou uma comunicação direta com o público o que é muito importante para quem deseja empreender.
A coordenadora do projeto, professora Lucinalva Ferreira, afirma que ele serviu como base para que os estudantes sejam multiplicadores de boas ideias sobre empreendedorismo e entendam como ter iniciativa nos negócios, assim como administrar de forma eficiente.“Acredito que serviu também de luz para os futuros empreendedores, que pretendem abrir o seu próprio negócio e não sabem por onde começar e nem como se comportar para atraírem a atenção dos clientes”, disse Lucinalva.
A analista do Sebrae-TO, Juliana Prediger, explica que o Arraiá Sabor e Arte surgiu de uma metodologia de ensino com foco na educação Empreendedora, em que a partir das potencialidades da cidade de Araguatins, em especial – o turismo. “Foi formatado um evento com o protagonismo dos estudantes para criação de um ambiente de negócios para favorecer as atividades de turismo. O Arraiá Sabor e Arte no por do cais de Araguatins é um produto turístico que envolve ludicidade, cultura e empreendedorismo: dos estudantes, dos empresários e da comunidade’’ detalhou Juliana.
O diretor-geral da unidade de Araguatins do IFTO, Claudio de Sousa Galvão, prestigiou o evento e destacou a relevância do projeto de ensino para despertar a vertente empreendedoras dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos graduação. De acordo o diretor, um olhar atendo direcionado às ações empreendedoras pode ser um diferencial para os profissionais formados pelo IFTO ao ingressarem no mundo do trabalho. Dessa forma, a unidade de Araguatins está aberta as parceiras como a realizada junto ao Sebrae, que tornou possível o desenvolvimento do projeto “Empreendedorismo Juvenil: um projeto de e vida”.
Premiação
O Arraiá Sabor e Arte premiou as barracas que apresentaram um diferencial no atendimento aos seus clientes. Ficou com o primeiro lugar a barraca Butique bolos e pães, segundo lugar Licores MG e teceiro LS doces.
Empreendedorismo Juvenil: um projeto de vida
O projeto é executado pela unidade de Araguatins do IFTO em parceria com a agência do Sebrae de Araguatins, sob a coordenação da professora do IFTO, Lucinalva Ferreira, tendo como participante o professor Jorlan Lima Oliveira, as bolsistas: Luana Karen Ramos Ferreira e Maiely Bueno Marinho e a voluntária Lannara Sabrine.