Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apresentações culturais e exposições marcam culminância de projeto de extensão “Recontando as Histórias da minha Terra"

Evento ocorreu no Cais do Porto de Araguatins
por publicado: 27/11/2023 09h03 última modificação: 27/11/2023 09h10

Estudantes, servidores e comunidade em geral participaram da culminância do projeto de extensão “Recontando as Histórias da minha Terra, no dia 18 de novembro, no Cais do Porto da cidade de Araguatins como parte da programação do II Moove Mente Araguatins.

O evento contou com Exposição das seguintes instituições, Colégio Militar de Araguatins (Projeto Eco Cidadão). Unitins Câmpus Araguatins (Projeto Histórias da Ilha); Comunidade Quilombola Ilha de São Vicente, Escola Municipal São Vicente, Escola Municipal Cantinho do Saber, APAE, Centro de Educação Infantil Dona Marina, equipe da SEMED; do IFTO: Projeto AMA, Engeagro e exposição de algumas telas, dos estudantes do IFTO, sob a coordenação da professora Cássia Maria.

Além da participação de mais 20 empreendedoras, dos gêneros: alimentício, artesanato. Contando, ainda, com apresentação de danças, musicais e apresentações das escolas municipais em torno das lendas e mitos que o povo conta, em Araguatins: A onça que falou; A Boiuna, Nego Véio. Os contadores das histórias transcritas foram: Professor Adelmar Borges; Sr. Salvador Batista Barros (in memória), Dominga Preta; Professor Lúcio Alves e Sr. João do Bernardo.

O lançamento da Revista digital também fez parte da programação. A revista reúne lendas regionais, organizadas pelo jornalista Davino Lima, ela é fruto da parceria com o projeto de extensão. E pode ser acessada, clicando aqui

"O projeto superou as nossas expectativas, pois foi uma integração perfeita com a Semed e Secretaria de Cultura. O acolhimento da equipe da escola Maria de Lourdes, foi o diferencial para que as atividades deslanchassem. Acredito bolsistas, voluntárias e as professoras das turmas dos 5ºs anos durante os e contações e ilustrações das lendas, ficarão vivas nas memórias dos estudantes. E o resultado? Ah...o resultado foi de uma boniteza tremenda, com vários apoiadores e envolvimento das escolas e demais instituições, além dos expositores de alimentos e artesanato. Em suma, o evento foi leve, livre e envolvente assim como uma feira livre", declarou com alegria  a coordenadora do projeto, Lucinalva Ferreira.

O projeto

O projeto é promovido pelo Campus Araguatins do IFTO em parceria com a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Milhomem Fernandes e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Araguatins. Ele nasceu a partir da coletânea de lendas transcritas pela professora Sirleide da Semed e tem por objetivo estimular a produção artístico-cultural, bem como valorizar o patrimônio cultural material e imaterial como estratégia de fortalecimento da arte na formação cidadã, simbólica e econômica dos estudantes e da comunidade externa.

As atividades do projeto de extensão foram leitura e contação das lendas pelas bolsistas e voluntárias, nas quatro turmas do 5º ano da Escola Maria de Lourdes, seguido das ilustrações dos contos, que serão expostos na culminância do projeto.