Notícias
Alunos do Campus Araguatins conquistam medalhas em Olimpíada Tocantinense de Química
Olimpíada
No dia 12 de dezembro foi realizada a solenidade de premiação da Olimpíada Tocantinense de Química (OTQ), no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), do Campus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na ocasião, o Campus Araguatins foi representado pelos alunos Felipe Bezerra, que conquistou medalha de prata na competição, Patrícia Rafaela Alvez, medalha de bronze, Joaquim de Moura Leite, Victor de Sousa e Vitor Emanoel, os três últimos homenageados com Menção Honrosa.
A Olimpíada funciona o ano todo, com um site interativo, em que são disponibilizados conteúdos para os alunos. São distribuídas questões, desafios e temas que são trabalhados pelos professores e, assim, os alunos prestam os exames periódicos das olimpíadas. A OTQ é um evento integrante do Programa Olimpíadas Nacionais de Química, é uma promoção de extensão UFT, realizada pelo Colegiado de Química do Campus de Araguaína.
No Campus Araguatins, todos os docentes da disciplina de Química e monitores participaram da preparação dos alunos, por meio de um projeto de ensino voltado para essa finalidade, coordenado pelo professor, Ézio Raul Alves. Em um primeiro momento, ocorreu a seleção dos alunos que participaram do projeto “Preparação para Olimpíada Tocantinense de Química”. O critério de escolha foi por meio das melhores notas na disciplina de Química no primeiro e segundo bimestre do ano letivo de 2016 ou por indicação do professor responsável pela disciplina em cada turma do ensino médio integrado do Campus Araguatins, do IFTO. Sendo selecionados 2 alunos por turma.
Após a seleção, foram ministradas aulas de preparação para a Olimpíada Tocantinense de Química, pelos professores e monitores de Química do Campus Araguatins, no turno vespertino. A metodologia da aula foi orientada pela revisão teórica dos conteúdos por meio da resolução de questões de Química de forma contextualizada os conteúdos programados.
De acordo com a coordenação do projeto, os resultados esperados foram alcançados, uma vez que a iniciativa garantiu a efetiva contribuição para o ensino aprendizagem dos alunos, com melhoria no rendimento na disciplina de Química e obtenção de medalhas na OTQ.
Professores colaboradores
Luiz Brito de Souza Filho, Rogério de Morais Nascimento, Adriano Carneiro dos Santos, José Lucas de Sousa Santos e Wanderson Ferreira da Silva.
(fonte:https://tocantins.obquimica.org/).