Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Albano Dias é empossado diretor-geral da unidade de Porto Nacional

Notícias

Albano Dias é empossado diretor-geral da unidade de Porto Nacional

Quadriênio 2022-2026

Cerimônia aconteceu na segunda-feira, 23, no auditório da instituição
por Greiciane Souza publicado: 24/05/2022 12h41 última modificação: 19/10/2022 11h17

O professor Albano Dias Pereira Filho é o novo diretor-geral da unidade de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A cerimônia de posse aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no auditório da instituição.

O evento contou com a presença de estudantes e servidores da unidade, bem como pró-reitores e diretores do IFTO, autoridades do município de Porto Nacional, parceiros da comunidade externa, familiares e amigos do novo gestor.

Nos momentos culturais, o público prestigiou as apresentações musicais da banda da Guarda Municipal de Porto Nacional Mestre Adelino e da professora Anne Raelly Figueredo, além da interpretação de uma canção em Libras, feita pela tradutora e intérprete Thainara Vale.

No seu discurso, Albano Dias iniciou ressaltando a representatividade dos vários segmentos da comunidade acadêmica e externa na formação da mesa de honra da cerimônia. Ele fez um agradecimento aos familiares pelo apoio e em especial à sua mãe, Océlia Boa da Silva, pela dedicação e abdicação em prol da educação dos filhos. O novo diretor-geral enfatizou sua conexão com o município de Porto Nacional e destacou o papel do IFTO no desenvolvimento da região.

Os estudantes foram lembrados na fala do gestor, que os convocou a serem agentes ativos na gestão. “Nós precisamos dos alunos. Precisamos que eles nos cobrem, façam pesquisa, extensão, recorram aos professores, aos técnico-administrativos. Nos ajudem a desenvolver cada vez mais nosso projeto pedagógico”, disse. Albano Dias finalizou seu discurso falando sobre o desejo de fazer uma gestão marcada pela colaboração de todos. “É com bastante orgulho e profundo sentimento de responsabilidade que assumo a direção-geral do campus Porto Nacional. Desafio esse que só aceitei por ter a plena convicção de que não estarei sozinho. Cada um com o seu perfil, o seu profissionalismo, suas qualidades e seus defeitos, mas que com muita garra doa seu tempo para compartilhar suas experiências. Vamos juntos por uma proposta de gestão agregadora”, pontou.

Já o reitor Antonio da Luz falou sobre os desafios de um gestor, que assume um compromisso com a sociedade, destacou a importância de parcerias para o desenvolvimento dos trabalhos e agradeceu a atuação do antigo diretor-geral, Edilson Leite. Antonio da Luz reiterou a contribuição fundamental dos estudantes nas decisões sobre a instituição. “Destaco também o papel importantíssimo dos nossos estudantes. Atuantes no dia a dia da instituição, fiscais da execução do serviço e colaboradores na identificação de caminhos mais exitosos a serem trilhados. É com essa união de estudantes, servidores e colegas que, por ora desempenham a função de gestores que nós teremos condição, todos juntos, de encontrarmos os melhores caminhos para o campus Porto Nacional e para o IFTO como um todo”. O reitor concluiu seu discurso colocando-se à disposição da nova gestão para, juntos, promoverem o crescimento e fortalecimento do campus e do IFTO.

A gravação da solenidade completa está disponível no canal oficial do Campus Porto Nacional no Youtube. Clique aqui para assistir.


Quem é Albano Dias?

Professor Albano Dias Pereira Filho é filho de Albano Dias Pereira e Océlia Boa da Silva e tem oito irmãos. É casado com Cynthia Souza Oliveira e pai de Tainá, Leonardo, Lucas e Victor Hugo.

Licenciado em Matemática e Pedagogia, é especialista em Educação Matemática, em Avaliação Escolar em Matemática e em Informática na Educação. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Canos-RS (2012) e doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2018).

Atua, desde 2011, como professor de Matemática nos cursos técnico integrado ao Ensino Médio e Licenciatura em Computação e professor de Estatística Aplicada no curso superior de Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)- Campus Porto Nacional. Coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica- IFTO, no período de 2018 a 2022, e vice-diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática- Regional Tocantins (SBEM-TO), de 2019 a 2022.

O professor Albano Dias foi eleito para o cargo de diretor-geral da unidade de Porto Nacional do IFTO em consulta eleitoral ocorrida em novembro passado. Na votação, ele recebeu 43,79% dos votos para conduzir a gestão da unidade no período de 2022 a 2026.