Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça as tecnologias inovadoras que estarão presentes no estande no IFTO

Notícias

Conheça as tecnologias inovadoras que estarão presentes no estande no IFTO

IFTO na Agrotins

Iniciativas estão voltadas para melhorias dos processos produtivos e sustentabilidade
por publicado: 13/05/2024 11h06 última modificação: 13/05/2024 16h06

Os visitantes da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2024 poderão conferir, no estande do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), uma exposição de 12 (doze) tecnologias inovadoras, por meio de uma Mostra Tecnológica, que ocorrerá de 15 a 17 de maio.

As tecnologias inovadoras foram desenvolvidas em várias unidades do IFTO por equipes compostas por professores e estudantes, a partir de iniciativas de projetos de pesquisa e extensão voltadas para melhorias dos processos produtivos e sustentabilidade.

Confira abaixo os resumos das tecnologias inovadoras

BioBan- Produção de papel biodegradável com o pseudocaule da bananeira

Dentro dos cultivos dos bananais, quando ocorrem infestações de pragas é necessário, muitas vezes, eliminar um percentual significativo de pés de banana do espaço de plantação. Com a intenção de aproveitar o pseudocaule do material que seria eliminado, o projeto de pesquisa denominado BioBan, da unidade de Araguatins, confeccionou um papel biodegradável com o pseudocaule. Esse papel foi utilizado na produção de embalagens para mudas e sementes de variados tamanhos e, também, em artesanato. Durante análises realizadas em laboratório, o papel apresentou resistência à luz e ao calor, se confirmando com uma alternativa viável e sustentável que pode ser adotada por produtores de banana.

As embalagens feitas com papel biodegradável são utilizadas no setor de Fruticultura da unidade de Araguatins do IFTO.

GreenCigar -Cigarros apreendidos que viram insumos agrícolas

No Campus Dianópolis foi produzido um composto orgânico com cigarros apreendidos, sendo constituído com material vegetal misto (30% de tabaco e 70% de restos vegetais) e esterco bovino, sendo dispostos em camadas alternadas umedecidas. Ao longo do período de decomposição desses materiais, também é gerado o chorume. Este composto orgânico desempenha um papel crucial na gestão de resíduos, na conservação do meio ambiente, na melhoria física e química do solo e na qualidade das plantas não alimentícias e o chorume pode ser uma alternativa aos agrotóxicos convencionais em ambientes controlados. O composto orgânico e do chorume é de baixo custo e baixo impacto ambiental, com potencial de grande retorno econômico.

Máquina cortadora de Coco babaçu

O corte de pastilhas de babaçu é um grande desafio para artesãs do bico do papagaio que produzem biojoias, peças decorativas e outros produtos manuais. Com atenção a essa realidade foi confeccionada, na unidade de Araguaína, a Máquina cortadora de Coco babaçu, que tem como finalidade tornar essa atividade que muitas vezes é lenta, perigosa e de alto custo, mais ágil, segura e produtiva. Dotada de um mandril com múltiplas serras, esse equipamento em desenvolvimento pode ampliar a oferta de pastilhas de coco tornando esses tradicionais produtos mais acessíveis. A construção modular e o emprego de tecnologias sociais são o grande diferencial da solução tecnológica.

Dispositivo de Monitoramento Interno de Colmeias- ApissSense

Pesquisadores da unidade de Araguaína do IFTO desenvolveram um dispositivo de monitoramento interno de colmeias, que permite o acompanhamento em tempo real do estado da colmeia de forma remota. Com a combinação de microcontroladores e sensores, que são instalados na colmeia, gerenciados por um aplicativo, é possível detectar variáveis climáticas. Possibilitando assim, que o apicultor adote medidas proativas que garantam a proteção das abelhas e otimização da produção de mel. Uma das vantagens do ApissSense é que o seu desenvolvimento é de baixo custo, tornando-o acessível a aquicultores de variáveis poder aquisitivo.

Biofertilizante para sistema hidropônico a partir de estercos de aves e bovinos

Já pensou em elaborar um biofertilizante a partir de matérias orgânicas que seriam descartadas? Na unidade de Araguaína do IFTO, estudantes sobre a orientação de professores fizeram exatamente isso. Utilizando esterco de galinha, esterco bovino, resto de frutas e verduras, folhas de mamonas, micronutrientes e água produziram um biofertilizante como alternativa aos fertilizantes industriais. A ideia é que o pequeno agricultor utilize essas matérias que já estão em sua propriedade para produzir o biofertilizante, contribuindo com a agricultura sustentável, gerando menos poluição e gastando menos água.

EggScam- Ovoscópio para agricultura familiar

EggScam é um protótipo de ovoscópio com o diferencial de não exigir a utilização de uma sala escura para a ovoscopia, como o ovoscópio tradicional. Pois uma câmara escura é acoplada ao equipamento para que seja feita a ovoscopia em qualquer momento do dia e em qualquer lugar que o produtor deseje fazer, possibilitando avaliação desde a qualidade da casca do ovo até o desenvolvimento embrionário da ave. O ovoscópio foi produzido com madeirite e luz de led e revestido com couro sintético para evitar contato com água, ou seja, utilizou matérias de baixo custo e boa eficiência.

Injetor modelo tubo de Venturi

Fertilizar e irrigar a plantação ao mesmo tempo. Essa é a proposta do Injetor modelo tubo de Venturi, que consiste em um tubo com uma seção cônica estreita no meio, o qual é conectado à linha de irrigação. Quando a água flui através desse tubo, uma redução na pressão ocorre na seção cônica, criando um vácuo que aspira os fertilizantes adicionados ao sistema. Esses fertilizantes são então misturados na água de irrigação e distribuídos uniformemente nas plantas.

O injetor caseiro tem seu diferencial por ser muito prático, barato e pode ser construído pelo produtor rural, tendo uma maior eficiência em relação a economia de tempo e absorção do nutriente pela planta.

Hortência-sistema de irrigação automática

A unidade do IFTO de Dianópolis desenvolveu um sistema de irrigação autônomo que pode ser utilizado pelo pequeno ou grande produtor. Ele proporciona eficiência, economia e praticidade, facilitando a irrigação de culturas em grandes ou médias propriedades e oferecendo realização de leituras do solo, irrigação sem nenhuma interferência humana e controle de irrigação por aplicativo móvel.

Protótipo de alimentador de tanque de peixes automatizado

Desenvolvido na unidade de Araguaína, o protótipo de alimentador de tanque de peixes automatizado possibilita um processo de alimentação de peixes, de forma precisa, sem a interferência da ação humana constantemente. Para confecção do alimentador foram utilizados: canos, peças impressas em impressora 3D, placas de acrílico e MDF, e um sistema de arduíno para controlar todo o dispositivo. Ele permite a supervisão da quantidade de alimento, da temperatura da água e umidade, possibilitando o manejo alimentar adequado é decisivo para o crescimento e sanidade dos peixes no ciclo de produção.

Aquaverdes - Cultivo aquapônico de microverdes no substrato de coco Babaçu

O projeto consiste no cultivo de peixes consorciado ao cultivo de microverdes sendo estes plantas tenras e jovens, que podem ser de diferentes espécies herbáceas e aromáticas, colhidas entre 7 e 21 dias após a germinação cultivado em substrato de coco babaçu, sendo a principal contribuição dos peixes a garantia do cultivo orgânico já que os peixes seriam prejudicados com a adição de produtos químicos.

O segmento de hortaliças gourmet ainda está começando a ser explorada, o que a torna uma ótima oportunidade de investimento com excelente custo-benefício para o produtor, varejo e consumidor final.

Mini-foguete de propelente sólido

O mini-foguete é um veículo transportador que utiliza propelente sólido, composto por uma mistura de nitrato de potássio e sacarose como combustível. Equipado com um sistema de recuperação que inclui um paraquedas e um computador de bordo, este foguete é capaz de monitorar e aferir parâmetros importantes durante o voo, como altitude, pressão atmosférica e temperatura. Sua versatilidade permite diversas aplicações práticas, desde a educação, onde é utilizado para ensinar conceitos de propulsão e física do movimento, até experimentação, permitindo estudos de altura, trajetória, tempo de voo e elementos climáticos.

Defumador Artesanal de baixo custo

O equipamento funciona utilizando pequenas lascas de madeiras regionais com o objetivo de produzir calor e fumaça controlados, que resultarão em um produto defumado de baixo custo. Essa tecnologia pode ser utilizada livremente no setor de alimentos processados artesanalmente. Atende principalmente a agricultura familiar, como também pode ser um modelo didático para popularizar a técnica de defumação. Além disso, esse produto pretende agregar valores monetários e culturais à agricultura familiar, como estratégia para contribuir com a bioeconomia local, e consequentemente com o protagonismo amazônico no próprio desenvolvimento sustentável.