Notícias
Abertura da IV edição do Identidade IFTO tem palestra sobre memórias
''Ser IFTO''
Sob os olhares atentos de estudantes, servidores e comunidade externa, foi realizada a abertura da IV edição do Identidade IFTO, na noite da quarta-feira, 16, no auditório central da unidade de Palmas do IFTO. As atividades da noite tiveram início com a apresentação da Companhia Juvenil de Dança, com a coreografia "Arrepio", coreografada pelo coreógrafo "Fernando Faleiro" da escola municipal ETI Euridice Ferreira de Mello. Em seguida, foram feitos os pronunciamentos e a abertura oficial do evento pelo reitor do IFTO, Antônio da Luz.
Após o momento solene, assumiu o palco do Identidade IFTO, o professor Dyego Henrique Barbosa, para ministrar a palestra magna com o tema: “Memórias de uma Identidade”. Dyego é Analista de Gestão Comportamental e durante sua palestra discutiu com o público do evento questões, como: neurociência e as memórias, saúde emocional, padrões mentais e identidade. Para o professor, o tema da palestra está ligado ao evento, pois falar de identidade é falar de memória.
“O evento é um momento de imersão e experiência e memória é viver experiência, essas memórias impactam na nossa identidade e em quem nós realmente somos, é o ser, é a existência, e o pilar de tudo, se eu não tenho claro quem realmente eu sou, eu não tenho claro quais são as minhas reais capacidades e aquilo que eu pretendo atingir e o que eu mereço ter’, detalhou Dyego.
Sobre o evento, em sua fala, o reitor do IFTO, Antônio da Luz, pontou que o Identidade IFTO foi idealizado para ser um espaço, no qual as pessoas pudessem conhecer o IFTO. Segundo ele, ao integrar eventos que ocorriam isoladamente, em diferentes meses do ano, em um único grande evento, o Identidade enriquece as várias frentes de atuação do IFTO e potencializa a experiência de estudantes e servidores em ‘ser IFTO”. Além disso, apresenta à comunidade externa os serviços prestando pelo IFTO.
Joalison Machado Neves, estudante do 8 ° período de Engenharia Agronômica, da unidade de Pedro Afonso do IFTO, participa pela segunda vez do Identidade IFTO, e pretende retornar para a sua cidade com novos conhecimentos. “Quero adquirir mais informações na minha área e na área de humanas e vivenciar a maratona de ideias, Ideathon’’ declarou o estudante.
Já o professor da unidade de Paraíso do Tocantins, Igor Sócrates Moares, avalia que a partir do Identidade é possível acessar novas práticas e técnicas que podem ser agregadas aos trabalhos dos docentes e a aprendizagem dos estudantes. Igor acredita, ainda, que o Identidade é uma chance das unidades do IFTO mostrarem o trabalho que desenvolvem no ensino, pesquisa e extensão. Ele percebe o evento, também, como uma oportunidade para os estudantes fortalecerem network.
O Identidade IFTO segue até dia 18, sexta-feira, reunindo em sua programação: Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), que está em sua 13ª edição; a 9ª edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival); a 4ª edição do AfroIdentidade; a 4ª edição do Integra IFTO; o 11º Seminário de Assistência Estudantil; o VIII Seminário Administrativo; e o XII Seminário de Gestão de Pessoas.