Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para 6ª edição do Afroidentidade

Notícias

Abertas inscrições para 6ª edição do Afroidentidade

Cultura brasileira

Evento será realizado no dia 17 de outubro como parte da Programação do Identidade IFTO
por publicado: 08/10/2024 10h47 última modificação: 08/10/2024 17h38

Os interessados em participar da 6ª edição do Afroidentidade podem se inscrever para o evento via Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP), no endereço: https://suap.ifto.edu.br/eventos/inscricao/579/ até o limite das vagas para emissão de certificados de participação. O Afroidentidade ocorrerá no dia 17 de outubro dentro da programação do Identidade IFTO, que será sediado pelo Campus Palmas. A realização anual do evento tem como proposta reafirmar o compromisso do IFTO com a diversidade relacionada ao povo negro e sua contribuição na formação cultural brasileira. 

Neste ano, a abertura do evento ocorrerá a partir das 8h30 da quinta-feira, 17, no auditório central do Campus Palmas, com apresentação artística do projeto Tambores do Tocantins e  declamação de poemas pelas Vozes do Ébano apresentados no espetáculo "Minha Voz é Resistência". Um projeto protagonizado por mulheres negras, que ressalta a cultura afro-brasileira e suas vivência. 

Na sequência, será promovida uma mesa redonda intitulada: "A Lei nº 10.639/03 e os desafios para uma Educação Antirracista". A mesa será composta pelo professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), André Filgueira, pela assistente social do Coletivo Ajunta Preta, Janaina Costa Rodrigues e pelo servidor do IFTO, assistente social e quilombola, Suenam Simão. As atividades da manhã serão finalizadas com a apresentação dos curtas-metragens inscritos na 3ª Mostra Afroidentidade.

No período da tarde, as atividades terão início às 14h30 e serão concentradas no estande Centro de Apoio à Juventude do IFTO (CAJUI), no estacionamento do Campus Palmas do IFTO. No espaço, acontecerá o minicurso "Afroidentidade - Escrita criativa: corporeidades, memórias e vivências", ministrado pelo professor André Filgueira da UFPA e as oficinas:  "Beleza Afro" com a Aziza na comunidade e “Automaquiagem” com a maquiadora Denise Rodrigues.  As oficinas não terão inscrições prévias, a participação será por ordem de chegada.