Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 40 estudantes da unidade de Araguatins estão classificados para segunda fase de OBMEP

Notícias

40 estudantes da unidade de Araguatins estão classificados para segunda fase de OBMEP

Conquista

por publicado: 21/08/2023 10h21 última modificação: 23/08/2023 18h42

A segunda fase da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontecerá no dia 7 de outubro. Nessa data, estudantes de escolas públicas e privadas farão prova discursiva de caráter classificatório, composta de 6 (seis) questões, valendo até 20 (vinte) pontos cada. A unidade de Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), terá 40 representantes nessa fase.

 A classificação foi realizada de acordo com as maiores notas na primeira fase. A divulgação dos locais de prova será em 31 de agosto. A prova da segunda fase se destina a todos os alunos participantes classificados na Primeira Fase, sendo diferenciada de acordo com o nível (1, 2 e 3).

Os estudantes serão premiados com medalhas (ouro, prata e bronze) e certificado de menção honrosa. Além disso, os medalhistas poderão participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Neste ano, uma das novidades da OBMEP é a criação de uma premiação regional. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. No âmbito nacional, para os níveis 1 e 2, serão concedidas medalhas de ouro aos 160 (cento e sessenta) alunos de escolas públicas que obtiverem as maiores notas na prova da segunda fase de cada um destes níveis. Já no Nível 3, serão concedidas medalhas de ouro aos 50 (cinquenta) alunos de escolas públicas que obtiverem as maiores notas na segunda fase no seu nível.

 OBMEP

Criada em 2005 pelo IMPA e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Tendo entre seus objetivos promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. Em sua 18ª edição, mais de 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país participaram da prova da primeira fase, em maio. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou, nesta edição, 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas. (fonte: OBMEP)