Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2º CPA em Foco possibilita aprimoração de conhecimentos para realização da autoavaliação institucional

Notícias

2º CPA em Foco possibilita aprimoração de conhecimentos para realização da autoavaliação institucional

por Thâmara Filgueiras publicado: 16/09/2023 11h44 última modificação: 29/09/2023 11h51

A autoavaliação institucional é um dos mecanismos instituídos pelo Sistema Nacional de Avaliação Nacional da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar a qualidade da oferta de cursos de nível superior em todo o país. No Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o processo tem passado por melhorias e foi com este intuito que integrantes das Comissões de Avaliação Institucional (CPAs) de todas as unidades do IFTO participaram da segunda edição do CPA em Foco.

O evento aconteceu na Reitoria, entre os dias 13 e 15 de setembro, e contou com a participação do especialista em políticas de avaliação do ensino superior Assis Leão da Silva, que é professor e, atualmente, atua como pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Para abrir o evento, o professor ministrou uma palestra voltada para o aprimoramento da CPA.

Ele falou sobre o que é e qual o objetivo da CPA; ressaltou a importância dos processos avaliativos para a instituição, em especial, para a melhoria tanto da instituição como um todo como da qualidade dos cursos superiores ofertados; e dos desafios a serem transpostos para que a comunidade reconheça a relevância do papel da CPA e dos processos de autoavaliação. 

"A proposta de trabalho desenvolvida é que a gente possa desenvolver o esforço de levar a comunidade do IFTO a romper com o senso comum e, a partir de dimensões indicadores, pensarmos um IFTO melhor. Vermos onde somos fortes e onde podemos melhorar, no sentido de a gente ter uma efetividade acadêmica e social cada vez mais próxima dos anseios do Tocantins", destacou Assis Leão.

Para a coordenadora da CPA do Campus Paraíso do Tocantins, Rejane Benevides, o momento foi muito enriquecedor, em especial por ela ter ingressado há pouco tempo na comissão. "Muitas vezes, a gente não tem muito entendimento do todo e esse momento de planejamento nos possibilita compreender melhor como se dá o processo de avaliação. Esse evento é um ganho muito grande e sairemos daqui com outra visão do que é a CPA e mais motivados a realizar esse trabalho", afirmou a servidora.

De acordo com a coordenadora institucional da CPA, Wanessa de Sousa, o objetivo dessa edição do evento foi promover a discussão sobre outras formas de metodologia de trabalho da CPA para que este seja mais eficiente e robusto, em especial, com foco na função da comissão de auxiliar a Gestão do IFTO na tomada de decisões.

"A importância da realização anual do evento se deve ao aperfeiçoamento e fortalecimento do trabalho da comissão e do processo de autoavaliação institucional por meio da sensibilização, troca de experiências, aumento do senso de pertencimento e engajamento dos  seus membros, ao perceber o importante papel que os trabalhados da comissão exercem na governança institucional", completou Wanessa.

A palestra magna, que foi transmitida ao vivo, está disponível no canal do IFTO no YouTube.