Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 26 egressos do IFTO de Araguatins são aprovados no concurso da educação do Estado

Notícias

26 egressos do IFTO de Araguatins são aprovados no concurso da educação do Estado

Conquista

por publicado: 15/12/2023 13h25 última modificação: 15/12/2023 13h25
Egressos são aprovados em concurso do Estado

Egressos são aprovados em concurso do Estado

Contribuir para o desenvolvimento regional por meio do ensino, da pesquisa e extensão é o cerne da missão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e é pautado nisso que a unidade de Araguatins celebra a aprovação de 26 egressos do seu curso de licenciatura em Ciências Biológicas no concurso para professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc).

Iniciado em 2009, o curso está voltado, desde então, para a formação de profissionais habilitados nas diversas áreas das Ciências Biológicas para atuarem na educação básica, especificamente na segunda fase do ensino fundamental (5º ao 9º anos) e no ensino médio. Além disso, o curso visa despertar nesses profissionais o interesse em contribuir para o desenvolvimento sustentável regional e estimular a continuidade de seus estudos.

A coordenadora do curso, Katia Paulino de Sousa, disse que é muito gratificante ver tantos egressos ingressarem no serviço público. "Isso só confirma a qualidade do serviço prestado na formação dos nossos estudantes e nos torna mais confiantes na extensão desse serviço que será executado pelos nossos egressos na oferta de um ensino público e de qualidade nas escolas estaduais", afirmou a coordenadora.

A aprovada em 2º lugar para professora de Ciências no município de Araguatins, Edilainne Rodrigues, uma das egressas do curso, falou como foi sua experiência na instituição e da importância que ela teve em sua formação. "O IFTO propiciou uma transmutação na minha formação humana e profissional. Através das políticas públicas voltadas para permanência nos cursos superiores, consegui me graduar sem pausas. As viagens técnicas, a participação no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e o acesso ao acervo bibliográfico do campus permitiram-me sonhar. Parte dos meus sonhos estão concretizados, com o ingresso no mestrado de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins e a aprovação no concurso da Seduc. Sou feliz por fazer parte da história do IFTO e ainda mais feliz por saber que ele continua transformando vidas", relatou com entusiasmo a futura professora. 

(Com a colaboração de Aline Correa)