Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 11ª edição do JiFTO tem último dia de programação com finais emocionantes

11ª edição do JiFTO tem último dia de programação com finais emocionantes

Jogos Internos

Competição reuniu estudantes de todas as unidades do IFTO
por Kelinne Guimarães publicado: 15/08/2023 10h26 última modificação: 08/04/2024 08h59

O último dia dos Jogos Internos do IFTO (Jifto) foi movimentado pelas finais na modalidade de voleibol, vôlei de areia, futsal e handebol. Logo no início da manhã, as duplas de vôlei de areia de Dianópolis e Gurupi disputaram o título de campeã. Gurupi levou a melhor e se consagrou campeã por 2 sets a 0. Em seguida, foi a vez das duplas masculinas. Disputaram a final Araguaína e Araguatins. Com 2 sets a 0, Araguatins conquistou o lugar mais alto no pódio.

Disputaram o título de campeã do voleibol feminino Araguaína e Gurupi. O primeiro set foi um teste cardíaco para torcida. As equipes chegaram a um ponto de diferença. Gurupi ganhou o primeiro set e Araguaína o segundo, o jogo foi para o tie-break e Araguaína conquistou o título de campeã.

E a disputa não foi acirrada somente no feminino. No voleibol masculino Araguatins e Porto Nacional levaram o jogo, também, para o tie-break, e a equipe de Porto Nacional foi campeã.

A final de futsal fechou com chave de ouro a programação do JiFTO. A disputa foi entre Araguatins e Porto Nacional e seguiu até a prorrogação, com um placar de 2x3 para Araguatins, que conquistou a medalha de ouro.

Além das finais, foi realizada a cerimônia de premiação dos atletas. Na ocasião, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Paula Karine Amorim, representou o reitor do IFTO, Antonio da Luz. Ela agradeceu o empenho de toda a equipe organizadora do Jifto e parabenizou os atletas pela participação nos jogos. Segundo Paula Karine, a competição permite aos estudantes vivências com ensinamentos que farão um diferencial em suas vidas.

Para o professor da unidade de Dianópolis, Jorge Luiz Rodrigues Mota Junyor, o Jifto é um momento de celebração de um trabalho realizado nas unidades do IFTO. “Encerramos mais uma edição do Jifto com resultados bastante satisfatórios, de uma forma geral, o evento é uma culminância de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido nos campi, em relação a treinamento, sendo uma grande festa, onde nós podemos celebrar o trabalho que foi desenvolvido durante todo o primeiro semestre com nossos alunos, nos diferentes campi do IFTO”, declarou o professor.

Já a pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Marcia Adriana de Farias, destacou o envolvimento da comunidade do IFTO na competição. "O Jifto 2023 foi um momento maravilhoso, com envolvimento de estudantes atletas, jogando e torcendo, com a presença de estudantes de todas as unidades, que participaram de forma linda durante todo o evento. A torcida e toda comunidade do Campus Palmas foi maravilhosa. Só temos a agradecer muito pelo apoio dos dirigentes dos campi, suas equipes e os professores e a comissão técnica e ao professor Antonio e reitoria pelo apoio. Até o próximo Jifto 2024", disse a pró-reitora.

A estudante da unidade de Araguatins, Jacieny Ribeiro de Carvalho, que foi ouro em duas categorias do atletismo, viu no Jifto uma oportunidade de superação. “Ter ganhado duas medalhas é gratificante, porque antes de vir para os Jogos, eu tinha receio, eu tinha muito medo, me achava insuficiente, mas meu professor Marco Aurélio sempre esteve perto de mim, falando que eu conseguiria. Para as pessoas que querem entrar e fazer parte do atletismo, acredite que vocês conseguem, como eu consegui. Você chega lá, dá o seu melhor e consegue”, declarou com entusiasmo Jacieny.

Com avaliação positiva de professores e estudantes, a 11ª edição do Jifto, a maior em número de participantes na história da competição, já deixou saudades e boas expectativas para o próximo ano. A competição foi sediada pela unidade de Palmas do IFTO e teve cinco dias de programação, com a presença de delegações de 11 unidades do IFTO.

Modalidades

Com espaço para modalidades individuais e coletivas, o JiFTO conta com: futsal, handebol basquete, voleibol e vôlei de areia, atletismo, xadrez, tênis de mesa, natação e judô, tendo suas disputas distribuídas em cinco dias de programação.

Fotos do JIFTO