Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VII Espanglish atrai grande público em Paraíso do Tocantins

Notícias

VII Espanglish atrai grande público em Paraíso do Tocantins

Talento e Conhecimento

A feira de idiomas do IFTO já é tradição na cidade
por Mayana Matos publicado: 02/09/2019 14h46 última modificação: 02/09/2019 14h50

A comunidade de Paraíso do Tocantins e região marcou presença para o espetáculo de apresentações artísticas e culturais da VII Espanglish. O evento é promovido pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na unidade de Paraíso. O grande número de pessoas chamou à atenção durante a feira de idiomas, que consiste em apresentações de palco, com teatro e dança, acerca da cultura e do idioma de países com língua inglesa e espanhola. 

As apresentações são organizadas pelos estudantes da unidade, com o apoio de professores,  técnicos administrativos, gestores e da comunidade acadêmica. Foram representados dez países: Argentina, Espanha, Guatemala, Paraguai, Colômbia, Inglaterra, Estados Unidos, Índia, Canadá, Quênia. 

"Nossos estudantes têm a oportunidade de conhecer outras culturas de outros países por meio da língua espanhola e inglesa. O evento se estende para o público externo, principalmente com a participação da comunidade, ao sair do campus e poder demonstrar tudo que nós temos de um bom a oferecer para as famílias de Paraíso, para os jovens que querem fazer parte do IFTO, por meio do Campus Paraíso do TO. Além disso, movimenta a economia popular da cidade e oferece uma opção cultural e de entretenimento aos moradores", ressaltou o diretor-geral do Campus Paraíso do Tocantins, Flávio Eliziário. 

O reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, destacou a importância do evento para a instituição e moradores. "A Espanglish é um dos eventos mais importantes da cidade de Paraíso, bastante aguardado por toda a comunidade, não apenas do IFTO, mas da comunidade em geral. É  uma oportunidade de poder proporcionar um momento cultural bastante saudável, ambiente familiar e, o público ao participar, tem mais acesso aos serviços prestados pela unidade, conhecem um pouco mais. Desmistifica um pouco a ideia de que no IFTO só existe uma formação exclusivamente técnica, a medida que o público percebe que o nosso estudante tem uma formação muito mais completa. Para nós, enquanto instituição, é fantástico vê o nosso trabalho sendo realizado, materializado ali nas apresentações e movimento dos estudantes", enfatizou. 

Shows e aprendizado

A estudante Daniele Ribeiro, do curso técnico em Meio Ambiente, comentou da sua participação na feira. "É sempre muito bom participar. A expectativa é grande para que dê tudo certo. A gente aprende muito sobre outros países e é um incentivo para praticar mais os idiomas", disse. 

Mateus Andrade, estudante do curso técnico em Meio Ambiente, falou da sua estreia no evento. "Primeira vez é sempre difícil, com muita dedicação, muito trabalho. Mas todo o esforço vale a pena. É de muita importância para todos nós. Estamos focados", afirmou.  

Sobre estar envolvida com Espanglish, Jornada Rodrigues, do curso técnico em Agroindústria,  avaliou positivamente a iniciativa. "Achei muito legal porque a gente trabalha e descobre mais sobre a cultura e a tradição de outros países e é muito bom participar. As pessoas ficam muito interessadas em saber sobre as tradições e a comida típica dos países", disse. 

Organização

Além de todo envolvimento de estudantes, servidores e gestores da unidade, estiveram à frente enquanto comissão geral organizadora os seguintes membros: Graziani França Claudino Anicézio, Márcia Sepúlvida do Vale e Roberto Lima Sales. Confira as demais comissões no arquivo.

Pró-reitoras, diretores e coordenadores da Reitoria, bem como servidores de outras unidades também prestigiaram o evento.