Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vencedores do Concurso Cultural Contágio do Bem recebem kit youtuber

Notícias

Vencedores do Concurso Cultural Contágio do Bem recebem kit youtuber

Viva a Arte e a Cultura!

Estudantes selecionados compartilham suas experiências e emoções
por Mayana Matos publicado: 14/09/2020 10h03 última modificação: 15/09/2020 09h30

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promoveu, no primeiro semestre deste ano, o Concurso Cultural Contágio do Bem. O projeto consistiu no envio de vídeos, criados pelos estudantes, voltados à Arte e à Cultura, em seis linguagens: música, teatro, dança, poesia e cinema de animação. Uma comissão avaliadora selecionou 15 vídeos, que foram postados e estão disponíveis no Youtube Oficial do IFTO.

Os autores dos 15 vídeos selecionados ganharam um kit youtuber básico, que consiste em um conjunto de equipamentos para gravações de vídeos com o celular. Já os três vídeos mais curtidos no YouTube do IFTO durante o período de sete dias, ganharam kits youtuber com equipamentos extras.

A coordenadora de Arte e Cultura do IFTO, Anne Raelly Figueiredo, gravou um bate-papo com todos os ganhadores do concurso após a entrega dos kits de premiação. No vídeo, os participantes compartilham como foi o processo de produção, engajamento, o aprendizado e retorno do público. Além disso, agradeceram a iniciativa, os prêmios, ressaltaram o desejo de continuar apresentando o talento de cada um e comentaram sobre a importância de projetos dessa natureza, visto o IFTO ter muitos talentos. "Foi muito bacana. Tive todo o suporte necessário. São muito importantes esses editais de Cultura porque temos muitos artistas nos campi e isso tem que ser mostrado", declarou Gabriela Santos, estudante do curso de Licenciatura em Educação Física da unidade de Palmas. O bate-papo na íntegra está disponível no canal oficial do  IFTO no Youtube: 1º bate-papo e 2º bate-papo.

Criatividade e disseminação do bem

Guilherme Henrique, estudante do curso Licenciatura em Teatro da unidade de Gurupi, falou que participar do concurso foi muito bom, visto que o estimulou à produção artística nesse momento de pandemia: "Tive a ideia de fazer uma contação de história, que eu mesmo escrevi inspirada nas notícias que eu estava acompanhando", afirmou acrescentando que já está utilizando o seu kit youtuber e preparando novas produções. 

Patrícia Marinho, estudante do curso de Licenciatura em Letras da unidade de Palmas, destacou o retorno das pessoas depois do vídeo publicado. "Achei muito bacana as pessoas quererem saber um pouco mais sobre a cultura nordestina. Me senti representando uma terra muito bonita", disse sobre o reconhecimento do público. 

Ana Clara Rezende, estudante do curso técnico em Edificações da unidade de Gurupi, contou que teve a ideia de colocar em seu vídeo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, para isso, realizou um trabalho de pesquisa e dedicou-se a aprender a linguagem para usar em sua produção. "Foi muito trabalhoso todo o processo, mas no final eu fiquei muito feliz com o resultado, e em saber que tive o apoio e a ajuda da minha família para as gravações". A estudante apresentou uma música em Libras e se descobriu com esta nova habilidade. 

Rinaldo Moreira, estudante do curso Licenciatura em Computação da unidade de Dianópolis, falou sobre a emoção durante a sua gravação ao apresentar sua poesia. "Realmente quando a gente faz algum trabalho, a gente coloca o que a gente tá sentindo no momento. E, como estamos passando por um período difícil, eu quis mostrar o que eu realmente estava sentindo. Quando a gente fala sobre um tema que envolve o amor, não temo como a gente interpretar. A gente realmente tá colocando o sentimento pra fora. Como gosto muito de leitura, de buscar novas perspectivas, o projeto me ajudou muito", disse. 

Pedro Scheid, estudante do curso Engenharia Civil da unidade de Palmas, relatou que foi desafiador o processo, mas que no final ficou muito satisfeito como resultado. "O edital incentiva a ter algo a mais. Não é só tocar. Eu queria fazer algo instrumental. Pensei em mostrar uma conexão de vários instrumentos musicais. Queria dá uma ideia de contágio de um instrumento com o outro. Gravei toda a parte instrumental e comecei a roteirizar o vídeo. Tive que cronometrar tudo, dublar, tocar, interpretar e no final juntar os vídeos. Foi uma semana inteira para produzir um vídeo de três minutos", relembrou. 

Marcos Vinicius, estudante do curso técnico em Informática da unidade de Lagoa da Confusão, fez um agradecimento especial. "Nunca imaginei que eu seria selecionado, concorrendo assim com todos os campi. E eu, aqui, em Lagoa da Confusão, será que consigo? Fiquei muito feliz quando vi meu nome na lista, dei pulos de alegria. Quero agradecer a todos que curtiram. A melhor coisa que ganhei foi esse tripé, porque tive muita dificuldades para gravar com o celular. Foi uma experiência muito boa", afirmou. 

O poder transformador da Arte e da Cultura

O Concurso Cultural Contágio do Bem, desenvolvido pelo IFTO, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), teve o objetivo de promover a Arte e da Cultura em tempos de distanciamento social. A ideia foi disseminar práticas positivas e criativas como estratégia de combate aos efeitos do isolamento físico. 

"A gestão do IFTO acredita no poder transformador da Arte e da Cultura. Fico muito feliz como ser humano, como artista e educadora ao ouvir os relatos de todas as experiências de vocês. É emocionante. E, nesse momento, tempos de pandemia, temos que ressignificar: como ser artista nesse período tão difícil? E ao ver o relatos de vocês sobre esse projeto mostra que valeu muito a pena. Vocês conseguiram tocar muitas pessoas através da arte", disse Anne Raelly aos estudantes envolvidos.  

Anne ressaltou que os autores dos 15 vídeos selecionados são considerados ganhadores. "Dentre tantos vídeos, vocês passaram por um processo avaliativo, criterioso, por profissionais incríveis. E vocês tem o mérito, cada um na sua linguagem, com os recursos que tinham, cada um na sua habilidade. Essas novas descobertas nesse processo seletivo também os fazem vencedores. Que vocês levem essa experiência no coração de vocês, com esta certeza de que cada um emocionou muitas pessoas, de que as produções de vocês tem muita qualidade. Estão todos de parabéns", disse. 

 No Portal do IFTO está disponível o Resultado Final Concurso Cultural Contágio do Bem.