Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Valorização da cultura é enfatizada durante abertura do Circuito Cultural do IFTO

Notícias

Valorização da cultura é enfatizada durante abertura do Circuito Cultural do IFTO

"A arte de se reinventar"

Dirigentes reforçam a importância da iniciativa para o Tocantins
por Mayana Matos publicado: 27/05/2021 15h14 última modificação: 27/05/2021 15h17

O 1º Circuito Cultura do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) iniciou nesta quarta-feira, 26. O evento objetiva realizar ações integradas de Formação e Circulação Artística e Cultural em formato totalmente on-line e gratuito.

Na abertura do evento, dirigentes falaram sobre a importância da iniciativa para a comunidade tocantinense. "Estamos aqui hoje, juntos, em um formato on-line. Perdemos em alguns aspectos de presença, que para a arte é tão importante. Mas ganhamos em outros, pois rompemos as fronteiras. Temos pessoas participando de todo o Brasil, inclusive de outros países. Esperamos que vocês possam aproveitar ao máximo o nosso evento. Que possamos enxergar novas possibilidades de nos reinventar", disse a coordenadora de Arte e Cultura do IFTO, Anne Raelly. 

Na ocasião, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do TO (ADETUC), Jairo Mariano, destacou a junção de ações realizadas com o Instituto. "Importante evento. Quero agradecer pelas importantes parcerias que estamos fazendo e parabenizar muito pela iniciativa cultural, especialmente neste momento em que estamos vivendo de pandemia. Que possamos divulgar cada vez mais essa rica gama de tradições da cultura tocantinense. Que possamos de fato explorar essa cultura maravilhosa que temos em nosso Estado". 

A pró-reitora de Extensão, Gabriela Medeiros, agradeceu a todos os envolvidos na organização e falou da emoção de colocar a ideia do evento em prática. "É um orgulho imenso poder estar aqui, celebrando, iniciando este evento. Estou feliz, emocionada. Nós iniciamos esse trabalho há alguns anos. Tivemos alguns desafios, inclusive a pandemia, mas tudo acontece na hora certa. Este formato on-line possibilita chegar ao máximo de pessoas e gostaríamos que chegasse a todos sem distinção. Estou muito grata pela oportunidade de propormos este evento". 

O reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior, desejou boas vindas aos participantes e ratificou o compromisso do IFTO para com o fomento à cultura e à arte. "Quero agradecer a todos que estão acompanhando e incentivando essa iniciativa do IFTO. Agradecer as professoras organizadoras, aos servidores e estudantes que acreditaram e se envolveram nesta proposta do Circuito Cultural. A partir de eventos como este, o IFTO tem o objetivo de levar a cultura e a arte ao maior número de tocantinenses, àqueles que não tem acesso às manifestações artísticas. Temos esse compromisso. Estou muito orgulhoso e muito honrado por estar aqui. Aproveitem ao máximo". 

A palestra de abertura foi ministrada pela professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Daniela Canedo, e teve como tema a "Economia Criativa". A solenidade de abertura contou ainda com Vernissage: Exposição Virtual do Projeto Intercâmbio em Gravuras, Espetáculo de dança - Agulha Cenas Coletivo de Criação Cênica e Exposição Virtual do Projeto Intercâmbio em Gravuras - Bolsa Cultura (Permanente). 

O Circuito Cultural tem como tema "A arte de se reinventar"! Uma iniciativa do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), organizado pela Coordenação de Arte e Cultura e, realizado virtualmente, nos dias 26, 27 e 28 de maio, através da página do evento: circuitocultural.ifto.edu.br O evento é parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2020), apoiado pelo CNPq. 

Durante o Circuito, serão abordados diferentes assuntos como: Economia Criativa, Produção Cultural, Cultura Popular, Culturas Tradicionais do Tocantins, Arte e Tecnologia, dentre outros. Podem participar estudantes e servidores do IFTO e de outras instituições, artistas, produtores culturais, pessoas ligadas à economia criativa e toda a comunidade em geral. 

Quinta

Nesta quinta-feira, 27, a programação iniciará às 14h e conta com Mostra Artísticas de estudantes e artistas convidados; Minicurso - Produção de vídeos com dispositivos móveis, Minicurso - Elaboração de Projetos Culturais; Oficina de Música; Oficina de Contação de histórias. À noite, a programação conta com Roda de Conversa -  Sússia - Patrimônio Imaterial do Tocantins; Oficina - Marketing Digital na prática (Instagram); e a Palestra Show - Tambores do Tocantins. 

Sexta

A programação segue no período vespertino, na sexta-feira, 28, com Mostra Artística; Oficina de Danças Urbanas; Oficina de Gravura com materiais acessíveis; Roda de conversa -  Produção Cultural na Pandemia; Painéis Bolsa Cultura (Projetos Culturais de Extensão IFTO) e Palestra Show - Dorivan Borges. 

Ainda dá tempo de se inscrever. Participe gratuitamente através do site circuitocultural.ifto.edu.br