Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade realiza colação de grau dos cursos de Administração, Química e Sistemas de Informação

Notícias

Unidade realiza colação de grau dos cursos de Administração, Química e Sistemas de Informação

FORMATURA

Formandos falam sobre sua jornada na instituição.
por Lúcia Gomes publicado: 19/03/2021 18h28 última modificação: 19/03/2021 18h28

Na última quinta-feira, 18, às 19h30min, o Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) entregou’ a comunidade mais 11 profissionais formados em nível superior nos cursos de Administração, Licenciatura em Química e Sistemas de Informação.

A cerimonia de colação de grau aconteceu de maneira remota por conta da pandemia da covid-19, e além dos formandos e dos coordenadores dos cursos, contou com a participação virtual de familiares e amigos, que assistiram a transmissão e se emocionaram cada um de sua casa.

O diretor-geral do Campus Paraíso do Tocantins, Flávio Eliziario de Souza, ressaltou que a formatura é um momento muito especial não só para os formandos e seus familiares, mas também para toda a equipe do IFTO, que busca continuamente se aperfeiçoar para oferecer formação de qualidade aos estudantes. Ele também lembrou que os formandos de 2021, além dos desafios comuns inerentes a um curso superior, viveram o último ano de sua graduação tendo que superar aqueles impostos pela pandemia. “Desafios esses que são diferentes para cada pessoa, cada um sente de uma forma as dificuldades e a gente fica muito feliz pelo empenho e pela trajetória de todos vocês”, completou.

Profissionais capacitados

O formando do curso de Sistemas de Informação, Guilherme dos Santos Dias, acredita que a formação que recebeu no IFTO lhe deu atributos de um bom profissional. Ele, que também fez o curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio no Campus Paraíso, aconselhou os estudantes que estão chegando na unidade a não se assustarem com rumores de que é muito difícil chegar ao final. Guilherme avisa que é preciso se esforçar e aproveitar a disponibilidade dos professores e a estrutura de aprendizado que é oferecida.

Warley Martins, formando de Administração, considera uma vantagem ter o IFTO na sua formação. Segundo ele, a instituição é reconhecida na sociedade por formar profissionais capacitados e isso graças à experiência e à qualificação de toda sua equipe.

Oportunidades

Para Gabriel Rodrigues, também formando de Administração, o que mais impactou positivamente sua formação foram as oportunidades oferecidas pela instituição não só no âmbito do ensino, mas também da pesquisa e da extensão. Ele conta que experimentar diferentes áreas da ciência administrativa na prática colaborou para sua evolução como pessoa.

Já Aline Ferreira, que se formou em Licenciatura em Química, frisou que participar de estágios, e de programas, como o Residência Pedagógica e o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), foram de suma importância para o seu desenvolvimento como professora.

Formada e mestranda

Esse momento da colação de grau teve um gostinho especial para Myllena Rodrigues de Abreu, isso porque a - agora – bacharel em Administração, mal terminou o curso superior e já está cursando um mestrado. Ela foi aprovada no Programa de Engenharia de Produção e Sistemas da PUC Goiás e as aulas iniciaram em fevereiro deste ano. Segundo ela, sua decisão por continuar a carreira acadêmica se deu muito pela influência dos professores e que foi no 5º período que ela começou a perceber qual área que seguiria após a conclusão do curso. “Foi quando tive as primeiras aulas de Pesquisa Operacional, achei muito ampla, possibilitava resultados muito claros e tangíveis”, explicou.

Sobre sua passagem pelo Campus Paraíso, Myllena destacou que, para além da formação profissional, uma das coisas mais interessantes de sua jornada durante seus quatro anos de curso foi poder partilhar experiências com pessoas com histórias de vida tão diferentes das dela. “Eu esperava algo muito mais linear, que bom que não foi”, lembrou.