Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade de Porto Nacional retoma aulas presenciais em 14 de março

Unidade de Porto Nacional retoma aulas presenciais em 14 de março

Atividades administrativas presenciais retornarão dia 3 de março
por Greiciane Souza publicado: 14/02/2022 19h54 última modificação: 19/10/2022 11h05

Após um ano e onze meses de atividades remotas, a unidade de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) retorna às suas atividades presenciais administrativas no próximo dia 3 de março e às aulas no dia 14 de março.

A decisão sobre o retorno foi tomada após análise do cenário epidemiológico da pandemia de Covid-19 e da vacinação da comunidade acadêmica e dos munícipes de Porto Nacional. A partir dos dados levantados, a Comissão Local de Planejamento para o Retorno elaborou o documento de Recomendação da Comissão Local para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais no Campus Porto Nacional, que estabelece as orientações para a volta das atividades presenciais na unidade.

Vale ressaltar que poderá haver a suspensão das atividades presenciais, se houver mudança no cenário epidemiológico dentro da Instituição, conforme prevê o Plano de Retorno Gradual, documento que embasa as decisões da Comissão Local.

Confira os principais pontos tratados pela Comissão:

Comprovante de vacinação

O acesso à unidade só será permitido com a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, correspondente à vacina em dose única ou duas doses, conforme Portaria REI/IFTO Nº 36, de 11 de fevereiro de 2022.

Em caso de não apresentação de comprovante de vacinação, a entrada na unidade poderá ser feita mediante apresentação de teste negativo de Covid-19 (RT-PCR ou teste de antígeno, não sendo aceito o autoteste). O teste precisa ter sido feito, no máximo, setenta e duas horas antes do acesso à instituição e seus custos são de responsabilidade do próprio interessado.

Aqueles que possuem contraindicação vacinal devem apresentar atestado ou laudo médico que comprove tal condição.

Cuidados no retorno das atividades presenciais

No documento que dispõe sobre o retorno das atividades presenciais, a Comissão Local enumera procedimentos que devem ser adotados por toda comunidade acadêmica buscando manter um ambiente seguro.

Entre as ações pontuadas estão: aferição de temperatura; uso obrigatório de máscara facial do tipo PFF2 em todos os ambientes; distanciamento social; uso de álcool em gel; limpeza geral e higienização dos ambientes; preferência pela ventilação natural dos ambientes e uso de tapetes sanitizantes nos locais de acesso de cada bloco.

Pessoas do grupo de risco

Servidores e estudantes com comorbidades deverão continuar desenvolvendo suas atividades de modo remoto. A situação de risco para a Covid-19 deve ser comprovada mediante autodeclaração de saúde.

Há, ainda, possibilidade de permanência em serviço remoto dos servidores com filhos menores em idade escolar. Para isso, também é necessária a apresentação de autodeclaração.

Caso o servidor ou discente, mesmo do  grupo de risco,  faça a opção por retornar às atividades presenciais, deverá solicitar autorização via autodeclaração para retorno.

Acesse, abaixo, os formulários necessários para cada situação e grupo específicos:

Autodeclaração para retorno ao trabalho (SERVIDOR)

Autodeclaração de saúde (SERVIDOR)

Autodeclaração de filhos menores sob guarda em idade escolar (SERVIDOR)

Autodeclaração de saúde estudantes MAIORES de 18 anos (ESTUDANTES)

Autodeclaração de saúde estudantes MENORES de 18 anos (ESTUDANTES)

Autodeclaração para retorno às aulas presenciais MAIORES de 18 anos (ESTUDANTES)

Autodeclaração para retorno às aulas presenciais MENORES de 18 anos (ESTUDANTES)