Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade Araguatins promove ações alusivas ao novembro azul

Notícias

Unidade Araguatins promove ações alusivas ao novembro azul

Saúde do homem

Programação ocorrerá nos dias 23, 25 e 29 de novembro
por Kelinne Guimarães publicado: 22/11/2022 17h59 última modificação: 22/11/2022 18h00

Durante o mês de novembro são intensificadas atividades que objetivam sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a sua saúde e realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata, por meio da campanha Novembro Azul. Na unidade de Araguatins do IFTO, ações de apoio a essa iniciativa ocorrerão nos dias 23, 25 e 29 de novembro, contanto com verificação de sinais vitais, glicemia, medidas antropométricas com cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e ações educativas sobre saúde do adolescente, DST's e higiene pessoal.

Durante as ações alusivas à campanha Novembro Azul, o setor de Assistência à Saúde da unidade de Araguatins disponibilizará atendimento médico voltado para a saúde do homem. Sabendo da importância da divulgação de informações sobre o câncer de próstata, a instituição de ensino elaborou um card informativo, disponível aqui

 Programação

 Dia 23/11/22- 9h

Ação com verificação de sinais vitais, glicemia e medidas antropométricas com cálculo do IMC.
Local: sala dos professores no bloco B, C e D

Dia 25/11/22 – 9h

Ação com verificação de sinais vitais, glicemia e medidas antropométricas com cálculo do IMC.
Coffee break com sorteio de brindes.

Local: Hall de entrada no Bloco A

Dia 29/11/22 – 19h30

Ação educativa, voltada para os estudantes alojados do Campus, sobre saúde do adolescente, DST's e higiene pessoal.

Dados

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, que é tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente as vesículas seminais, é produzir o esperma. ( Fonte: biblioteca virtual Ministério da Saúde)

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen. ( Fonte: biblioteca virtual Ministério da Saúde)