Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Troca de experiências é destaque no 2º Integra IFTO

Notícias

Troca de experiências é destaque no 2º Integra IFTO

Ensino e Aprendizagem

Profissionais da área compartilham suas vivências pedagógicas
por Mayana Matos publicado: 03/12/2020 15h51 última modificação: 03/12/2020 16h17

A riqueza de experiências compartilhadas entre diversos profissionais da área de ensino marcou a programação da 2ª edição do Integra IFTO. O Integra IFTO consiste em um Encontro de Ensino e Aprendizagem no qual servidores e estudantes podem discutir questões acerca das práticas pedagógicas na instituição. O evento compõe a grade de programação do Identidade IFTO. 

"A edição deste ano tem sido desafiadora, mas certamente traduz toda a nossa capacidade de reinvenção e inovação. O Integra será mais um espaço em que vamos jogar luz nas práticas pedagógicas com resultados positivos e que qualificam o ensino e priorizam a aprendizagem significativa. Neste evento serão publicizados os resultados dos projetos de ensino fomentados pela instituição, que acontecerá a culminância de toda nossa agenda de formação continuada do ano. A edição do Integra deste ano contempla em sua programação o Encontro de Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais, muito bem avaliado pelos participantes", destacou a pró-reitora de Ensino (Proen) , Nayara Pajeú. 

Compartilhando saberes

A abertura do evento foi realizada no dia 1º de dezembro com a palestra "Tendências do Design Educacional", com Ricardo Fragelli (UnB). O momento contou com a presença da pró-reitora de Ensino, Nayara Pajeú, da diretora de Gestão Educacional (DGE), Noemi Zukowski e, do reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior. Os gestores ressaltaram a importância do evento, parabenizaram os envolvidos na organização e deram boas-vindas aos participantes. 

Fragelli indagou sobre o que é ser professor e todo o contexto do qual faz parte. Falou sobre as mudanças de perspectivas do ensino, da sala de aula e da aprendizagem ao longo do tempo. Na ocasião, explanou sobre metodologias ativas modernas para o ensino remoto e outras abordagens referentes aos desafios atuais da área. Ao final, os participantes interagiram com muitas perguntas. 

Ao longo do Integra foi realizado o Encontro dos Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais do IFTO e contou com a participação de Luciana Medeiros (IFRN). A palestrante falou sobre a dinâmica e a importância da coletividade no trabalho pedagógico. “A necessidade de valorizar o outro, o que o outro tem a oferecer. Somos mobilizados por diversos fatores. É um trabalho humano e o trabalho precisa estar conectado com essas vidas. Uma formação que possibilita aprendizado com o outro implica a figura do outro. É fundamental que a gente enxergue a nossa importância nos Institutos e, esse encontro, é sinal de valorização e reconhecimento da nossa área”, afirmou. 

O público conferiu também a palestra "Desafios e possibilidades de consolidação do trabalho da equipe técnico-pedagógica", com Ticiana Patrícia Coutinho (IFRN). A palestrante compartilhou suas experiências vivenciadas naquele Instituto e apresentou novas perspectivas para o enfrentamento dos desafios da área pedagógica. "O trabalho da equipe pedagógica deve ser pautado em planejamento, oferecendo sentido aos diversos atendimentos que recebe. Que outras ações devemos fazer para fortalecer e consolidar o nosso trabalho?", questionou Ticiana, fazendo um comparativo de como o setor pedagógico é visto ao longo dos anos e quais novos caminhos deve tomar, especialmente na direção de uma pauta sistêmica, ocupando os diversos espaços na instituição. 

Atividades práticas

Em seguida, a servidora Sara Soares, da unidade de Colinas do Tocantins, participou do momento, ocasião em que abordou os desafios da área dos profissionais Técnicos em Assuntos Educacionais no âmbito do IFTO. A servidora Caroline Schimidt compartilhou ações práticas vivenciadas à frente da Coordenação de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (Coape) na unidade de Gurupi. A servidora Kenya Lopes, da unidade de Porto Nacional, também apontou problemáticas que envolvem a prática pedagógica.

Ao final, Marcelo Bardi (USF) apresentou "Reflexões de professor-engenheiro sobre ensino e a atuação pedagógica". Também fez parte da programação do Integra a realização das oficinas virtuais "Aprendizagem Acelerada por meio dos Mapas Mentais", com André Raposo (Unicatólica) e "Afinal, como fazer seu Podcast? História, criação e linguagens narrativas", com Camilo Carmo (IFTO). Um momento também foi dedicado à divulgação e reflexão das práticas pedagógicas exitosas e inovadoras realizadas pelos servidores do IFTO, com o espaço "Você em cena". 

Identidade IFTO

O evento reúne, em um só lugar, a 11ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), a 7ª edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival), a 2ª edição do AfroIdentidade, a 2ª edição do Integra IFTO, IX Seminário de Assistência Estudantil, VI Seminário Administrativo, X Seminário de Gestão de Pessoas e a 2ª edição do IFTO4Change. O evento é 100% on-line e o encerramento será nesta quinta-feira, 3, às 19h, no auditório, na plataforma do evento