Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sobras de materiais de construção dão vida a espaços de convivência do Campus Palmas

Notícias

Sobras de materiais de construção dão vida a espaços de convivência do Campus Palmas

Reaproveitar

Materiais que seriam descartados são reaproveitados
por Eliane Vieira publicado: 09/01/2019 11h26 última modificação: 09/01/2019 11h39

Dando continuidade ao processo de melhorias na infraestrutura do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a unidade está criando espaços de convivência para a comunidade interna e externa a partir do reaproveitamento de sobras de materiais de construção.

Com o título “Reaproveitar” a ação é desenvolvida desde outubro do ano passado pela Coordenação de Patrimônio e Manutenção da unidade, com o apoio da equipe de terceirizados da Fenix Produtos e Serviços, empresa contratada por meio de processo licitatório para este fim. Os espaços de convivência contam com  bancos e mesas construídos a partir de sobras de materiais de construção, que não seriam mais utilizados, como restos de vergalhão e de cerâmicas.

Responsável pela ação, o coordenador de Patrimônio e Manutenção do Campus Palmas, Silberto da Silva, enfatiza que o objetivo foi criar ambientes de estudos e de convivência de maneira sustentável e econômica. “Todas as mesas e bancos foram construídos reaproveitando materiais que estavam descartados nas dependências do campus e também de doações. Assim essa ação busca cooperar com a sustentabilidade, uma vez que pesquisas comprovam que na construção civil é gerado um desperdício de  aproximadamente 30% dos materiais utilizados, que são perdidos durante o processo. Portanto, é fundamental contribuir para a diminuição do descarte desses resíduos”.

Conforme o coordenador o custo de produção do conjunto completo para área de convivência, mesa e quatro bancos, é de R$ 80,00 em média, sendo que para comprar o valor médio de mercado seria em torno de R$ 500,00 cada conjunto. “A produção desse conjunto gera mais de 80% de economia para o nosso campus e isso é extremamente positivo, pois os recursos podem ser investidos em outras áreas. Assim a utilização desses materiais trouxe economia no custo final e evitou o descarte dos mesmos no meio ambiente.”, destaca.

No total 16 ambientes de convivência já foram criados no Campus Palmas. Outras áreas da unidade também devem receber em breve os espaços de convivência, que irão proporcionar ambientes mais acolhedores para todos os usuários da unidade.