Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores do IFTO podem solicitar vagas para estágio remoto via programa IASTE

Servidores do IFTO podem solicitar vagas para estágio remoto via programa IASTE

Formulário deve ser encaminhado até o dia 11 de setembro
por Maiara Sobral publicado: 02/09/2020 08h00 última modificação: 04/09/2020 14h33

O Protocolo de Intenções celebrado entre o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE), permite que os estudantes dos cursos superiores do Instituto realizem estágios remunerados no exterior via o programa International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE). Em razão dele, os estudantes estrangeiros também podem realizar estágios no IFTO.

Em razão desse período da pandemia do novo coronavírus, com muitas incertezas, o ramo de intercâmbio ficou muito prejudicado, nesse sentido, o IAESTE resolveu aderir aos estágios remotos, com estágios 100% online. Sendo assim, com a finalidade de receber estagiários estrangeiros para desenvolver algum projeto, remotamente, em alguma unidade do IFTO, professores e/ou técnicos administrativos podem manifestar interesse, preenchendo o formulário de oferta de vaga. O formulário deve ser encaminhado para o e-mail da Coordenação de Relações Internacionais: assint@ifto.edu.br, até o dia 11 de setembro.

Vale destacar que as vagas devem ser abertas ainda para o ano 2020. Em seguida, a ABIPE ficará encarregada pela divulgação dessas vagas junto aos parceiros internacionais, nos países membros da Associação.

Estágio Remoto

Estagiários internacionais qualificados e talentosos, a qualquer hora e de vários lugares do mundo podem desenvolver projetos no IFTO.

Como funciona o processo

Os interessados devem preencher o formulário de oferta de vaga, com os requisitos da vaga e perfil do estagiário. A IAESTE promoverá a vaga com os países membros da associação e enviará os documentos dos candidatos interessados para a avaliação. O solicitante escolhe o candidato que melhor se encaixa no perfil da vaga e define com o mesmo os horários a serem cumpridos. O estagiário realiza o estágio de sua casa e terá suporte da IAESTE do seu país e da IAESTE Brasil.

Papel do Concedente

- Oferecer um projeto para o estagiário desenvolver;
- Contato regular com o estagiário;
- Definir um supervisor para o estágio;
- Permitir que o estagiário acesse seu sistema online;
- Permanecer em contato com a IAESTE Brasil.

Papel da IAESTE

- Dar suporte durante todo o processo, desde a abertura de vaga até o final do estágio;
- Selecionar e recrutar candidatos adequados aos requisitos da vaga;
- Promover experiência intercultural online e presencial.

Vantagens do Estágio Remoto

- Maior gama de candidatos - Candidatos qualificados de mais de 80, países promovendo sua organização internacionalmente;
- Estagiários quando você desejar - Você decide o número de dias e horas que o estagiário deve cumprir semanalmente;
- Otimização de espaço e despesas - Você não precisa alocar um espaço para o estagiário, já que será remoto e o mesmo utiliza seu próprio computador e internet;
- Sem burocracias – já que o estagiário não precisa se deslocar, não há necessidade de visto;
- Estágios não remunerados - como o estágio é remoto, não há necessidade de pagamento de bolsa-auxílio, já que o estagiário não terá custos de mobilidade e estará em seu país de residência.

Para dúvidas e informações, encaminhar e-mail para: assint@ifto.edu.br

O IFTO oferta cursos gratuitos de pós-graduação, graduação, técnicos de nível médio e cursos de formação continuada.