Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores do IFTO passarão por exames médicos

Notícias

Servidores do IFTO passarão por exames médicos

Saúde

por Thâmara Filgueiras publicado: 25/04/2022 11h53 última modificação: 25/04/2022 11h53

Terá início nesta semana a realização dos exames médicos periódicos, que, desta vez, serão ofertados a todos os servidores efetivos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A ação é regulamentada pelo Decreto 6.856/2009 e tem como objetivo a preservação da saúde dos servidores em função dos riscos existentes no ambiente de trabalho e de doenças ocupacionais ou profissionais, segundo especifica o documento.

No IFTO, a realização dos exames é organizada pela Coordenação de Benefícios e Qualidade de Vida e integra as ações do Programa de Qualidade de Vida (PQV). Segundo Tiara Cunha, que está à frente da coordenação responsável pela ação, será enviada uma convocação para o e-mail dos servidores com instruções de como proceder para a realização dos exames.

Ela explicou também que ainda não há datas definidas para a realização dos exames em todas as unidades da instituição porque é preciso aguardar o cadastramento de laboratórios pela empresa contratada para gerir a realização dos exames. "Até o momento, temos o credenciamento de laboratórios em Palmas, Araguaína e Gurupi, então faremos essa sequência para a realização dos exames", acrescentou Tiara.

No total, serão realizados até 12 tipos de exames, sendo que alguns são específicos para homens e mulheres e faixas etárias. Os servidores passarão por exames de hemograma completo; glicemia; urina tipo I (Elementos Anormais e Sedimentoscopia – EAS); creatinina; colesterol total e triglicérides; AST (Transaminase Glutâmica Oxalacética – TGO); ALT (Transaminase Glutâmica Pirúvica – TGP); e citologia oncótica (Papanicolau), para mulheres. As pessoas com mais de 45 anos farão exame oftalmológico e aquelas com mais de 50, pesquisa de sangue oculto nas fezes, mamografia, para mulheres, e PSA, para homens.

Tiara destacou, ainda,  que a realização dos exames médicos periódicos é uma ação importante no âmbito da saúde do servidor. "É assim que se avalia seu estado de saúde, visando identificar possíveis alterações relacionadas ou não com a sua atividade laborativa e/ou com o ambiente de trabalho que venham a interferir diretamente na qualidade de vida do servidor", concluiu.

Em breve, os servidores receberão as instruções para o e-mail cadastrado no Siape (Sistema Integrado de Administração de Pessoal).