Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidor da unidade de Araguatins tem artigo publicado em revista internacional

Servidor da unidade de Araguatins tem artigo publicado em revista internacional

Qualis A

O estudo implica em pesquisas sobre a origem, evolução e futuro da vida no universo
por publicado: 08/07/2020 11h20 última modificação: 08/07/2020 11h35

O servidor Fredson de Araujo Vasconcelos, da unidade de Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), teve seu trabalho científico publicado em uma da mais importantes revistas do mundo no campo de ciência planetária. Trata-se do periódico ICARUS (ISSN: 0019-1035).

Fredson é o autor principal do artigo Methylenimine and Cyanomethanimine Synthesis from Ion Irradiation N2-CH4 Ice: Implication on the Formation of Prebiotic Molecules in Outer Solar System Bodies”. O trabalho traz importantes resultados para as investigações acerca da formação, presença e sobrevivência de moléculas prébióticas no ambiente espacial (atmosferas planetárias e lunares, cometas, gelos interestelares, etc) e, portanto, de grande interesse para as pesquisas relacionadas ao campo da Astrobiologia, que estuda a origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo.

Sobre a pesquisa

Os resultados deste estudo experimental foram obtidos a partir da irradiação de misturas gasosas ricas em nitrogênio (N2) e metano (CH4) (que são gases abundantes em muitos ambientes astrofísicos) utilizando íons energéticos, de modo a simular a interação entre radiação e gases presentes na superfície dos corpos astronômicos supracitados, cuja consequência é o aumento da complexidade química ali presente. O resultados do estudo indicaram a formação de metilenimina (CH2NH) e cianometanimina (CH2NCN), que são consideradas possíveis precursores de aminoácidos e, assim, desempenham um importante papel na formação de blocos de construção biológicos. Um dos principais resultados deste artigo sugere que essas duas moléculas podem participar em caminhos de reações com outras espécies químicas, levando a formação de Adenina (C5H5N5), um dos blocos de construção do DNA.

Os experimentos foram realizados utilizando os aceleradores de partículas do Grand Accelerateur National d'Ions Lourdes - GANIL na cidade de Caen, Franca, em parceria com o Laboratório de Astroquímica e Astrobiologia-LASA/UNIVAP, localizado na cidade de São José dos Campos-SP, sob responsabilidade do professor e pesquisador Sergio Pillng. Análises das amostras são feitas utilizando as técnicas de Espectroscopia no Infravermelho - FTIR.

Segundo Fredson Vasconcelos, "nessas simulações experimentais a comparação direta do espectro obtidos no laboratório a partir das amostras irradiadas e formação das novas espécies fornece uma maneira eficiente na identificação de rotas para síntese química e produção de moléculas importantes no desenvolvimento da vida, como biomoléculas (aminoácidos e bases nitrogenadas), em situações similares as encontradas em ambientes astrofísicos", destacou.

Fredson Vasconcelos é gerente de Ensino Superior e Pós-graduação da unidade de Araguatins e ressaltou a importância do estudo para motivar os estudantes a se interessarem pela ciência. "Na medida em que mais pessoas se interessarem pela área científica e tecnológica, haverá mais progresso para a sociedade e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem as condições para que isso possa ocorrer", disse acrescentando que a publicação de artigos por pesquisadores do IFTO é de fundamental importância para aumentar os níveis de produtividade, contribuindo para melhor avaliação institucional e também para a abertura de futuros programas de pós-graduação stricto sensu na Instituição.

A revista

A revista publica resultados de pesquisas (observacionais, experimentais ou teóricas) referentes à Astronomia, Geologia, Meteorologia, Física, Química, Biologia e outros assuntos científicos relacionados. De grande relevância no meio científico, a ICARUS, tem como primeiro editor-chefe deste renomado periódico foi o famoso Astrônomo Carl Sagan, um dos mais prestigiados cientistas norte-americano a partir da década de 1980, consultor e conselheiro da NASA e pesquisador sobre a possibilidade de vida fora da Terra, incluindo a demonstração experimental da produção de aminoácidos por radiação e reações químicas fundamentais, sendo um dos maiores divulgadores da ciência de todos os tempos ao apresentar a série Cosmos.

Os detalhes da publicação do servidor estão acessíveis neste endereço eletrônico