Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário Administrativo promove atualização para servidores da área

Notícias

Seminário Administrativo promove atualização para servidores da área

Administração Pública

VI edição do evento abordou mudanças recentes na legislação e nas práticas administrativas
por Greiciane Souza publicado: 01/12/2020 19h00 última modificação: 01/12/2020 19h05

Considerando a necessidade de atualizar os conhecimentos sobre a legislação e as práticas no serviço público, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizou, nesta terça-feira (1º), a VI edição do Seminário Administrativo. Desta vez, o evento compôs a grade de programação do Identidade IFTO.

Evento tradicional na instituição, o Seminário Administrativo tem como objetivo atender à constante necessidade de atualização decorrente do dinamismo característico da área administrativa, como explica o pró-reitor de Administração do IFTO, Octaviano Furtado. “O seminário, além de integrar todos os servidores atuantes na área administrativa, também busca trazer atualizações, trazer a perspectiva de discussões a respeito das várias áreas temática da administração, que é um meio para que o ensino, a pesquisa e a extensão aconteçam. E para que a instituição cumpra bem o seu objetivo, ela precisa estar embasada em decisões legais, em atos administrativos ou procedimentos administrativos que estejam em consonância com as boas práticas da administração”, declarou Furtado.

Nesse sentido, o tema da palestra de abertura, “Publicidade dos atos administrativos”, é exemplo da necessidade de constante atualização da área. Isso porque, apesar da publicidade ser um princípio consolidado na administração pública, ela requer cada vez mais atenção do gestor, como destacou o palestrante Edilson Guedes, secretário do Tribunal de Contas da União (TCU), no Tocantins. “O compromisso da administração pública com a transparência e prestação de contas deve ser feito em tempo real”, afirmou Guedes. Na sua explanação, ele ainda esclareceu sobre as mudanças no modelo de relatório de gestão, destacando que, a partir do próximo ano, as informações de todas as áreas da instituição devem ser constantemente atualizadas e disponibilizadas à sociedade.

Outra temática abordada durante o Seminário Administrativo contextualizou o momento atual, que trouxe impactos diretos e novos desafios para a administração pública. A discussão trazida na palestra “Pandemia e os reflexos na contratação pela administração pública”, pelo procurador federal junto ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Bráulio Diniz, apresentou uma linha do tempo com todas as mudanças, motivadas pela pandemia do novo coronavírus, na legislação. A incerteza do momento foi apontada como um desafio para os gestores públicos, que necessitam atender às necessidades excepcionais que o panorama atual traz, sem desobedecer os dispositivos legais.

Nessa perspectiva de novos desafios e incertezas, o pró-reitor de Administração, Octaviano Furtado, afirma que já está sendo planejado um encontro na área administrativa para o primeiro semestre a fim de refletir e uniformizar ainda mais as práticas administrativas em todas as unidades do IFTO.

Identidade IFTO

O evento reúne, em um só lugar, a 11ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), a 7ª edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival), a 2ª edição do AfroIdentidade, a 2ª edição do Integra IFTO, IX Seminário de Assistência Estudantil, Seminário Administrativo, Seminário de Gestão de Pessoas e a e a 2ª edição do IFTO4Change. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma do evento. Por meio dela, o usuário efetua sua inscrição e terá acesso ao Painel do Participante, no qual ele pode escolher quais programações vai querer participar no menu Atividades. É importante marcar  qual atividade você deseja para ter acesso ao ambiente referente. O evento acontece de forma 100% on-line, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.