Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de Preparação para a Aposentadoria é marcada pela expressiva participação dos servidores

Notícias

Semana de Preparação para a Aposentadoria é marcada pela expressiva participação dos servidores

Espaço de reflexão

Público interagiu e avaliou positivamente a iniciativa
por Mayana Matos publicado: 20/08/2021 14h20 última modificação: 20/08/2021 14h48

A 1ª Semana de Preparação para a Aposentadoria (PPA), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), chegou ao fim nesta sexta-feira, 20, e a avaliação dos organizadores e participantes revelam o sucesso do evento. 

Entre os dias 17 e 20, servidores e comunidade externa mergulharam em temáticas que envolvem a preparação para o processo de aposentadoria. "O evento foi um marco divisor para gestão de pessoas e para os servidores no que diz respeito ao tratamento das questões relativas à preparação para aposentadoria.  Nossa perspectivas é de continuidade das ações, prevendo a participação de todas as faixas etárias. Finalizamos essa semana com o sentimento de dever cumprido e com muitas ideias e projetos para o fortalecimento do PPA em nome do IFTO", destacou Tiara Cunha, coordenadora de Benefícios e Qualidade de Vida da Reitoria. 

De acordo com o Programa Qualidade de Vida (PQV), o objetivo foi oportunizar aos servidores um espaço de reflexão sobre o processo de aposentadoria e seus impactos em diversos aspectos da vida, tornando possível um enfrentamento mais consciente que os habilite a aumentar o controle sobre suas decisões, bem como sobre aspectos relacionados à saúde física e mental.

Participação ativa

A princípio, grande parte da programação do evento seria restrita ao público de mulheres a partir de 54 anos e homens a partir de 58 anos, bem como aqueles que já se aposentaram. Porém, com a relevância das temáticas e debates e, em decorrência do grande interesse do público, o evento foi aberto a toda a comunidade. 

Rosalia Carneiro da Silva, da unidade de Araguatins, falou sobre como o evento foi importante para planejar ações futuras que envolvem sua carreira tanto na vida profissional quanto pessoal. “Participar da 1° Semana de Preparação para Aposentadoria foi uma oportunidade de fazer uma autoavaliação do meu tempo de serviço prestado, relacionando trabalho, família, lazer e finanças e da importância que sabemos da preparação para a aposentadoria na vida do servidor público.  O evento nos levou a refletir sobre como será a sua aposentadoria amanhã. No meu caso, a minha aposentadoria hoje se torna mais prazerosa porque consegui fazer um certo equilíbrio durante esse tempo. É interessante que haja iniciativas como esta, pelo menos nos primeiros dez anos de trabalho, e que ao longo do período haja a aplicação do PPA. Que o Instituto Federal do Tocantins continue com essa preocupação com os servidores.  Isso é qualidade de vida. Por sinal, o material é muito rico e com palestrantes excelentes. Pessoas que de fato tem interesse em mostrar a importância da preparação para uma aposentadoria segura. Parabéns a equipe organizadora. Amei participar!", afirmou. 

Por meio do evento, o sentimento de segurança chegou à servidora Maria José Pereira da Silva, da unidade de Palmas. Ela compartilhou como se sente mais preparada para este processo de transição para a aposentadoria. "Falar desse evento é prazeroso, porque realmente foi excelente. Os assuntos pareciam todos direcionados a mim. Eu faço parte do grupo que já posso aposentar, porém eu era muito insegura. Mas diante de tantos aconselhamento, sugestões com muita segurança e sensatez, me senti segura, porque realmente é uma transição, que vc tem que está preparada, tanto emocionalmente como financeiramente, e com essas palestras, abriram  novos horizontes. Foram palestrantes renomados, sábios, e que nos deixaram à vontade. Participamos tranquilos e seguros de que tudo que foi falado realmente é necessário para essa mudança chamada "APOSENTADORIA". Só só tenho agradecer os palestrantes e parabenizar essa equipe PQV pela ideia maravilhosa de promover esse evento. Obrigada", declarou. 

Riqueza de debates

Ao longo do evento, foi notória a participação ativa e pontual do público, permanecendo e interagindo nas palestras do início ao fim. A programação foi marcada pelas seguintes temáticas: 

1º dia: Reforma da Previdência Direitos Adquiridos até 13/11/2019 e Vigência da Emenda Constitucional Nº 103/2019. Com o palestrante Celso Colacci, que na ocasião, fez simulações sobre casos de processo de aposentadoria de alguns servidores, e ainda disponibilizou todos os seus contatos para que as pessoas enviassem suas dúvidas.

2º dia, manhã:  Aposentadoria, trabalho e longevidadeCom os palestrantes Maria Carmen Tatagiba e Ricardo Sá, que trouxeram reflexões sobre o que é se aposentar, a questão da ressignificação das relações e os papéis com o trabalho, a família e a sociedade.

2º dia, tarde: Aposentadoria – momento de rever prioridades, com o palestrante José Carlos Zanelli, que apresentou a possibilidade de autoconhecimento para os participantes, favorecendo uma maior autonomia para a transição para a aposentadoria.

3º dia, manhã:  Aposentadoria e Ócio Qualificado e Projeto de Vida Novos Tempos Novos Rumos, com os palestrantes Maria Carmen Tatagiba e Ricardo que apresentaram aspectos que fomentam as pessoas a repensarem a aposentadoria, com um novo olhar, reconfigurando o ócio, o "Eu” protagonista de sua própria história, além de reflexões importantes sobre os caminhos para os novos voos dos futuros aposentados.

3º dia, tarde: Sustentabilidade Financeira na Aposentadoria, com o palestrante Alexandre Cerqueira, que na ocasião, relatou sobre aspectos inerentes à organização financeira pessoal e  investimentos, como controlar as despesas e evitar dívidas, renegociação de dívidas. Falou ainda sobre o uso inteligente de crédito, bancos e financeiras, bem como sobre o mercado de fundos de investimentos.

4º dia: Balcão de atendimento virtual sobre aposentadoria com os 50 primeiros inscritos no evento, para um momento de atendimento com equipe de gestão de pessoas. Também foi realizada consultoria virtual individualizada sobre questões financeiras, com o palestrante Alexandre Cerqueira, para quem está em abono permanência. 

Atendimento contínuo

A organização ressalta que, caso algum servidor tenha interesse em realizar a simulação sobre a aposentadoria, a Diretoria de Gestão de Pessoas está à disposição. Para isso, basta encaminhar a solicitação para o e-mail dgp@ifto.edu.br

O evento tem como produto final a Cartilha de Preparação para Aposentadoria, que trará, entre os temas abordados, a educação financeira, saúde mental e bem-estar e os aspectos legais relacionados à aposentadoria. O objetivo da cartilha é oportunizar aos servidores do IFTO uma ferramenta de reflexão, cuidado e orientações para uma transição mais tranquila e da vida de trabalho objetivando momentos de maior liberdade de escolhas sobre o tempo livre. A cartilha e os slides das palestras serão disponibilizados via e-mail a todos os servidores.