Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proposta de mestrado em Educação encontra-se em fase final

Notícias

Proposta de mestrado em Educação encontra-se em fase final

Parceria IFTO e UFT

Objetivo é fomentar a formação de mais mestres em educação
por Mayana Matos publicado: 16/11/2021 15h00 última modificação: 16/11/2021 15h12

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) firmou, neste ano, parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a oferta do Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação (PPPGE).

De acordo com o projeto, o programa de mestrado profissional visa fomentar a formação de mais mestres em educação, por meio da pesquisa aplicada e, que, neste convênio, serão os servidores do IFTO. O objetivo é formar mestres em educação para atuação na educação básica, trabalhando a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional que compreende participação na organização e gestão de sistemas escolares e não-escolares e instituições de ensino.

Dentre os trâmites, a proposta de oferta do mestrado já foi aprovada na Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), no Conselho Diretor (Condir/UFT), Colegiados e Núcleos da universidade. Também foi apreciada pelo Conselho Universitário (Consuni), o órgão deliberativo supremo da UFT e, atualmente, encontra-se na Procuradoria Jurídica, sendo esta a última instância a percorrer. 

Conforme o cronograma da proposta, o mestrado deverá ser executado entre dezembro de 2021 até agosto de 2024. 

Mais Parcerias

Na última quarta-feira, 9, foi realizada uma reunião, promovida pela diretoria de Pós-Graduação da UFT, com os coordenadores dos PPG's da UFT, ocasião em que foram apresentados, por parte da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFTO, alguns indicadores de desempenho da instituição, parcerias existentes entre IFTO/UFT e o portfólio dos doutores do Instituto. Também estavam presentes representantes da Embrapa e Unitins. 

Outra ação que está em curso é o processo de definição das áreas de interesse  comum entre a UFT e o IFTO para a elaboração de propostas de mestrado em associação conforme Portaria Capes nº 214/2017. O objetivo é proporcionar mais oportunidades para realização de trabalhos cooperativos entre os pesquisadores das instituições. 

Outras Tratativas

Também encontra-se em fase avançada convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para a oferta de capacitação stricto sensu em nível de mestrado, do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UTFPR, para os servidores do IFTO. O convênio já foi assinado pelos reitores das instituições. A proposta do curso seguirá para a etapa final, autorização da Capes.