Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto promove ações de empreendedorismo junto a empresas de transporte alternativo

Notícias

Projeto promove ações de empreendedorismo junto a empresas de transporte alternativo

VANTajoso

Ação é idealizada e executado por uma equipe da unidade de Araguatins
por publicado: 17/06/2021 10h54 última modificação: 17/06/2021 11h01

Com informações de Elson Martins


Na manhã da quarta-feira, 16, teve início as ações do projeto VANTajoso idealizado e executado por uma equipe da unidade de Araguatins, do IFTO, selecionada pelo Programa IF Mais Empreendedor, do IF Sul de Minas, que tem como objetivo promover a seleção de projetos voltados para o atendimento, apoio e orientação de micro e pequenos empreendedores (MPEs) e empreendedores individuais (MEIs) por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela pandemia causada pela Covid-19.


O projeto recebeu o nome de VANTajoso, em virtude da grande quantidade de vans e micro-ônibus no lócus de sua realização, ou seja, a força do arranjo envolvido ao transporte alternativo no entorno da rodoviária de Araguatins -TO. O público atendido é formado por proprietários e empregados de transporte alternativo. Nesta primeira fase, estão sendo firmadas as parceiras e elaboradas as estratégias de trabalho, que pretendem envolver questões relacionadas à gestão de pequenas empresas, atividades administrativas e até de biossegurança. A ideia é que as informações sejam repassadas ao público do projeto por meio de minicursos, palestras e reuniões.

“O empreendedorismo é algo que precisa ser trabalhado nas instituições, pois todo estudante tende a ser empreendedor, seja qual curso for, ele tende a ser empreendedor na vida. E, ter um projeto que reúna pessoas para traçar estratégias de ajuda a empresas, fortalece os vínculos e a economia, além de engrandecer o estudante quanto acadêmico. O IF Mais Empreendedor, coloca o aluno dentro da instituição, ele observa e sugere ações estratégicas para melhoria dos serviços. Serão seis meses de aprendizagem mútua na articulação de ações conjuntas, e no primeiro mês, vem a vontade de realizar tudo de uma vez, mas é necessário ir com calma, pois as ideias vão surgindo e tudo vai ganhando forma e tornando-se, concreto e sólido, explicou o coordenador do projeto, professor Paulo Hernandes. 
Para conhecer mais o projeto siga o instagram oficial: @vantajoso_ifto, fique por dentro de tudo.

Equipe
A equipe do Campus Araguatins é composta por seis estudantes: Amanda Rodrigues de Araújo (Licenciatura em Computação), Ana Lara Martins de Oliveira (Técnico em Agropecuária), Brunna Karoline Ferreira de Castro (Licenciatura em Ciências Biológicas), Elson Martins Neves (Bacharelado em Engenharia Agronômica), João Marcos Gomes Leite (Licenciatura em Ciências Biológicas), Tarcísio de Melo Silva (Técnico em Redes de Computadores), envolvendo todos os cursos da instituição (Cursos Superiores e Técnicos), sob orientação do professor Me. Paulo Hernandes Gonçalves da Silva