Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto da unidade Porto Nacional conquista bolsa em Mostra Nacional de Robótica

Notícias

Projeto da unidade Porto Nacional conquista bolsa em Mostra Nacional de Robótica

Inovação

Equipe premiada desenvolveu protótipo para controle de ruído em ambientes fechados
por Greiciane Souza publicado: 30/12/2020 16h40 última modificação: 30/12/2020 16h41

Uma importante conquista encerra o ano da equipe de robótica Mr. Robot Club, da unidade Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Entre 160 trabalhos submetidos, o grupo foi um dos 50 premiados na Mostra Nacional de Robótica (MNR) 2020, realizada virtualmente durante o mês de novembro. Como prêmio, a equipe receberá uma bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) – CNPq, pelo período de 12 meses.

Na MNR 2020, a equipe apresentou o SisLêncio, um sistema para controle de ruído de ambientes fechados, como bibliotecas, hospitais e qualquer outro espaço que exija silêncio. Ele funciona emitindo um sinal sonoro quando determinado nível de ruído é atingido. Ao contrário de produtos de proposta semelhante, o dispositivo desenvolvido na unidade tem baixo custo, chegando a custar menos da metade do valor de mercado.

O projeto foi criado em 2019 a partir de uma demanda apresentada pelo bibliotecário da unidade, Manoel Nazareno. Ele relatava o barulho causado, por alguns usuários da Biblioteca Raquel de Queiroz, que atrapalhava a concentração dos demais frequentadores do espaço. Para minimizar esse incômodo, os membros da equipe Mr. Robot Club começaram a estudar e pesquisar possibilidades de solução até chegarem ao primeiro protótipo do SisLêncio.

Sob coordenação do professor Dêmis Carlos Fonseca, os estudantes Rafael Sebastião Avelino e João Pedro de Souza, ambos do curso técnico em Informática para Internet da unidade Porto Nacional, e João Paulo Aires, do curso Engenharia Elétrica da unidade Palmas, desenvolveram o dispositivo e, ainda em 2019, conquistaram uma bolsa ICJ-CNPq na edição da MNR daquele ano. Com o prêmio, eles continuaram aprimorando o SisLêncio, tornando a versão 2020 do produto ainda mais robusta e funcional.

Durante este ano, a equipe precisou fazer algumas adaptações na logística dos trabalhos para implementar as melhorias necessárias ao projeto. “Neste ano, o desafio foi o distanciamento para se fazer os testes. Com isso, o dispositivo ficou viajando de casa em casa, onde testávamos e nos encontrávamos, via webconferência. Já chegando em novembro, perto da apresentação na MNR, nos reunimos no laboratório do campus para a impressão 3D da capa do produto e os testes em laboratório”, explica o coordenador Dêmis Carlos Fonseca.

Com a bolsa conquistada em 2020, os planos da equipe para o próximo ano são voltados para o melhoramento da versão atual do dispositivo, o que inclui implementação de novos e maiores acessórios ao protótipo e a realização de testes em ambientes maiores e com mais frequentadores.

Mostra Nacional de Robótica

A MNR é uma Mostra Científica de âmbito nacional com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica. Entre os objetivos da Mostra estão a promoção e valorização do aprendizado interdisciplinar, colaborativo, investigativo e com foco na experimentação e inovação; propiciar o desenvolvimento e a difusão de metodologias para o ensino com robótica; divulgar a ciência e tecnologia junto à sociedade brasileira, principalmente os avanços tecnológicos e científicos na área de Robótica, Automação e Engenharia, entre outros.