Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação diversificada e discussões sobre cenário profissional do Engenheiro Agronômico marcam Semana Acadêmica da Engenharia Agronômica

Notícias

Programação diversificada e discussões sobre cenário profissional do Engenheiro Agronômico marcam Semana Acadêmica da Engenharia Agronômica

Evento

Foram disponibilizados aos participantes palestras, oficinas e roda de conversa
por publicado: 25/10/2021 14h09 última modificação: 25/10/2021 14h09

Entre os dias 18 e 21 de outubro, estudantes do curso de Engenharia Agronômica e comunidade em geral participaram da III Semana Acadêmica de Engenharia Agronômica da unidade de Araguatins do IFTO. Nesta edição, o evento teve como tema :O panorama e o futuro Agro no Brasil. No primeiro dia do evento, 18, foi realizada a abertura oficial e a palestra: Áreas de atuação da Engenheiro Agronômo ministrada pelo professor Thiago de Lazari da Unitins

No dia 19 foi promovida a oficina:” Noções básicas sobre enxertia por garfagem em borbulhia em frutíferas conduzida pelo professor Miguel Camargo do IFTO. Na mesma data, foram ministradas as palestras: “Ecotoxicologia e aplicações nos sistemas produtivos conduzida pelo professor Claudinei da Cruz da Unifeb” e “Poluição ambiental e segurança alimentar” pela professora Edna Santos Souza da Unifesspa. Já no dia 20, a programação teve início com a oficina: “O futuro das plantas do Cerrado: usos e domesticação” com o professor Alessandro Oliveira do IFTO.

O último dia de evento, 21, contou com a roda de conversa titulada: Agricultura Familiar na região do Bico do Papagaio”, com a presença de produtores rurais do município de Araguatins.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Agronômica da unidade de Araguatins, Edvar de Sousa Silva, o evento comprimiu seus objetivos de fomentar o compartilhamento de informações sobre a engenharia agronômica e promover integração entre estudantes, professores, pesquisadores, produtores e profissionais que atuam na área de engenharia agronômica. Além disso, oportunizou a divulgação do curso de Engenharia Agronômica e atualização de conhecimentos. Edvar acrescenta que “quando participamos de um evento como esse, recebemos formação que nem sempre recebemos em sala de aula, isso foi possível vivenciar de perto, eu como professor acabo aprendendo muito durante esses eventos, isso acaba nos motivando a ir sempre além da sala de aula”, pontou o professor. Para ele, um dos pontos altos do evento foi a roda de conversa com a participação dos produtores sobre agricultura familiar, momento em que eles apresentaram seus anseios, suas conquistas e suas lutas.

A acadêmica do 8° período do curso de Engenharia Agronômica da unidade de Araguatins, Ana Paula da Silva Santana, ratifica a fala do professor Edvar sobre a importância do evento, “durante a Semana da Engenharia Agronômica foi possível vivenciar um pouco da realidade fora da sala de aula e ter a certeza de que nossa futura profissão é indispensável”. Já a estudante do curso Técnico em Agropecuária integrado em Ensino Médio, Tamires Teixeira, destaca que as dicas e orientações repassadas, no decorrer do evento, poderão auxiliar os profissionais da área de agropecuária e agronomia.

Para Carlos Daniel Marinho, que também é estudante do curso Técnico em Agropecuária, a atividade que mais chamou atenção, durante a Semana da Engenharia Agronômica, foi a palestra sobre a alimentação e segurança alimentar, em especial, a discussão sobre o uso de agrotóxico.

Vale destacar, que a III Semana da Engenharia Agronômica teve um formato híbrido, envolvendo em sua programação atividades on-line e presenciais, sendo respeitadas as medidas se segurança para evitar contaminação por Covid-19.

Comissão organizadora

A  III Semana da Engenharia Agronômica  foi promovida pela unidade Araguatins em parceria com:  Centro Acadêmico Professor Francisco Filho (CAFF) ,Grupo de Estudo em Manejo Agroecológico e Produção Vegetal (GEMAPV), EngeAgro, Atlética DEVASTA, Grêmio Estudantil Hydra IFTO Araguatins,Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO).