Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Residência Pedagógica promove oficina sobre tecnologias para o ensino remoto

Notícias

Programa Residência Pedagógica promove oficina sobre tecnologias para o ensino remoto

Capacitação

Participaram do evento os residentes, acadêmicos dos cursos superiores do IFTO e professores da rede pública de ensino
por Kelinne Guimarães publicado: 03/11/2020 09h46 última modificação: 03/11/2020 09h46

A pandemia do novo coronavírus trouxe um grande desafio aos docentes diante da necessidade de apropriação de ferramentas tecnológicas na promoção do ensino remoto. Se antes incorporar ao processo de ensino e aprendizagem uma tecnologia poderia ser uma opção, no contexto atual, o ensino acontece por meio dela. Atenta a essa realidade, a coordenação do Programa de Residência Pedagógica subprojeto biologia, através das professoras Juliana Barros e Janaina Costa, da unidade Araguatins do IFTO, ofereceu aos seus residentes a oficina on-line- “Tecnologias para o ensino remoto: quem sabe o que funciona é você!” na sexta-feira, 30 de outubro, ministrada pelo professor Claudio Monteiro, lotado na unidade Palmas do IFTO.

Durante a live, Claudio apresentou ferramentas que podem ser utilizadas nas avaliações escolares como: google forms e kahoot, nas gravações de vídeos e também em nos ambientes virtuais. O professor enfatizou que a adoção das ferramentas tecnológicas deve alinha-se a realidade do estudante, sendo oferecido o que ele consegue consumir. Além de apresentar as ferramentas o professor esclareceu dúvidas dos participantes.

“Os participantes do Programa Residência Pedagógica já iniciaram suas atividades nas escolas públicas de ensino básico, e se depararam com os desafios do ensino remoto, muitos professores e alunos encontram dificuldades para usar ferramentas e aplicativos para o ensino remoto, por isso pensamos em promover um momento de aprendizagem e discussão sobre a temática”, explicou a professora Juliana. Segundo ela, a oficina foi bastante interativa, participativa e produtiva. Participaram do evento os residentes e preceptoras do Programa Residência Pedagógica, acadêmicos dos cursos superiores do IFTO e professores da rede pública de ensino.

Para acesso à oficina clique aqui.