Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira edição do Identidade IFTO chega ao fim

Notícias

Primeira edição do Identidade IFTO chega ao fim

Encerramento

Último dia do evento foi marcado por cerimônia de premiação
por publicado: 25/11/2019 10h00 última modificação: 25/11/2019 13h46

Por Greiciane Souza, Maiara Sobral e Mayana Matos

Depois de dois dias e meio de programação intensa e diversificada, a primeira edição do Identidade do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) chegou ao fim na sexta-feira (22) com a cerimônia de premiação. O público lotou o auditório central da unidade Palmas para ouvir o anúncio e vibrar com os ganhadores do Desafio da Robótica, IFTO4Change, Hackathon e Meninas na Ciência, além da entrega de troféu aos representantes das unidades pela participação no IFestival e Jice. 

Na cerimônia de encerramento, reitor, pró-reitores e diretores agradeceram aos estudantes pela participação, aos servidores envolvidos na organização e destacaram a dimensão e importância do Identidade no âmbito institucional. 

A grandiosidade e variedade das ações do Identidade surpreenderam Uzilan Barreira, estudante do curso integrado ao Ensino Médio em Administração, de Porto Nacional. Já experiente na participação em eventos do IFTO, ele aprovou a junção do Desafio da Robótica à programação do Identidade. “O evento ficou maior, mais aconchegante, diversas pessoas de todos os campi estavam aqui presentes. Foi bastante interessante”, afirmou o estudante premiado no Desafio da Robótica, com a equipe Spartron, nas categorias Seguidor de Linha, Resgate e Mini Sumô. 

Os números do Identidade impressionam: 1335 inscritos, 1074 participantes credenciados, 10 caravanas das unidades, além de inúmeros trabalhos científicos e apresentações culturais. Organizar um evento desse porte e com esses números foi desafiador para a comissão responsável. “A logística para a organização é sempre um desafio, ainda mais quando envolve uma quantidade significativa de pessoas. Isso só foi possível devido à cooperação e trabalho em equipe de todas as unidades, em especial as coordenações de transporte e aos motoristas.”, explicou Milton Maciel, presidente da comissão organizadora. 

Além dos servidores, a equipe de organização contou com o apoio de um grupo de 55 monitores - estudantes do curso integrado ao Ensino Médio em Eventos e do superior em Turismo, de Palmas - que trabalharam no credenciamento, recepção e cerimonial do evento. Ana Júlia Costa, do 1º ano de Eventos, foi uma das monitoras. Para ela, o trabalho no Identidade oportunizou o primeiro contato com a logística de evento e um importante meio de conhecer os desafios da área. “A gente teve que lidar com improvisos, coisas que acontecem de última hora e precisamos resolver. Agrega muito”. Além da formação, a estudante também destaca a integração com colegas de outras unidades como ponto positivo do Identidade. “Acho muito legal a forma que o evento trouxe de integrar os campi. Aqui teve uma interação legal, mesmo eu trabalhando, consegui conhecer bastante gente legal, interessante”, destacou a monitora. 

A interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa também é um fator ressaltado pelo reitor do IFTO, Antonio da Luz, na avaliação do evento. “Conversando com os estudantes, a gente observa um índice de satisfação muito grande com esse formato. Eles tiveram a oportunidade de participar de diferentes atividades - cultura, inovação, extensão, ensino. Conheceram bastante o que é desenvolvido na instituição e puderam se conhecer, trocar experiência e informações sobre ações que acontecem nas suas unidades”, declarou. 

Com o sucesso da primeira edição, a gestão já pensa no Identidade IFTO 2020. “Para o próximo ano, a gente já projeta ampliar o número de participantes e o espaço para que possamos acolher mais pessoas, trazer mais a comunidade externa e apresentar cada vez mais ações que são desenvolvidas na nossa instituição”, complementou o reitor Antonio da Luz. 

Veja aqui os resultados finais e premiações

Para conferir a cobertura fotográfica do Identidade, acesse a página oficial do IFTO no Facebook.