Notícias
Por meio da Robótica, projeto do Campus Palmas promove o ensino de programação na rede estadual
Extensão
Com o objetivo de estimular o aprendizado da tecnologia nas escolas estaduais da capital, por meio da robótica, o Campus Palmas, do IFTO, realizou o projeto “Criando Novos Gênios com o uso da Robótica”. O projeto foi desenvolvido por uma equipe de professores e estudantes da unidade Palmas e contemplou cinco escolas estaduais, sendo: o Colégio Santa Fé, o Colégio Vale do Sol, o Colégio Maria dos Reis, o Instituto Presbiteriano Educacional e Social e o Colégio Liberdade. No total, mais de 320 estudantes das turmas de oitavo e nono ano dessas escolas foram beneficiados.
O coordenador do projeto, prof. Edwardes Galhardo, conta um pouco sobre a finalidade da iniciativa. “Nosso foco foi estimular o pensar tecnológico e a superação de barreiras ao aprendizado tecnológico, por meio do desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada à robótica para esses estudantes. Destaco ainda que o projeto trouxe para os estudantes a possibilidade de aplicarem seus conhecimentos, eles puderam ter uma vivência proporcionada por esse ensino," conta o professor.
Integrante do projeto, o estudante do 3º ano do curso Técnico em Informática para Internet, Marcos Ribeiro Guida, destaca a importância do iniciativa para a sua formação. “Participar deste projeto principiou minha experiência acadêmica em projetos de tecnologia. O Novos Gênios fez com que eu aplicasse metodologicamente todo o meu conhecimento de lógica em programação com estudantes que estão construindo uma base ampla de estudos em tecnologias de robótica,” conta.
Projeto
O projeto "Criando Novos Gênios com o uso da Robótica" foi realizado por meio da Chamada Pública Nº 4 de 2021, para a Seleção de Projetos voltados à Promoção da Iniciação Tecnológica, com foco no Ensino de Programação Aplicada, em parceria com o IFES - Instituto Federal Espírito Santo, e a FACTO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.
O projeto foi executado em quatro etapas e teve início em setembro de 2021, com as ações de planejamento das atividades e escolha das escolas beneficiadas. As demais etapas envolveram o treinamento da equipe, execução das aulas teóricas nas escolas e a etapa prática que marcou a finalização do projeto em dezembro de 2022.
A equipe do projeto foi composta pelo coordenador, prof. Edwardes Amaro Galhardo e os professores extensionistas: Mayara Kaynne Fragoso Cabral, Silas José de Lima, Eduardo Abraçado Martins Lopes e Wendell Eduardo Moura. Também participaram os estudantes monitores: Marcos Ribeiro Guida, Ricardo Lopes Tomaz e Patrine de Moura Pereira.
Autor: Ana Luísa Duarte ( estagiária sob supervisão do setor de Jornalismo do IF/Palmas)