Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa financiada pelo IFTO é publicada em revista internacional

Notícias

Pesquisa financiada pelo IFTO é publicada em revista internacional

Irrigação Manoel Alves

O estudo envolve agricultura de precisão, geoestatística e IPD
por Mayana Matos publicado: 18/01/2021 16h00 última modificação: 28/01/2021 12h10

Com o título "Avaliação de interpoladores espaciais para melhoria do mapeamento de atributos químicos do solo na cultura da banana no Estado do Tocantins, Brasil", um estudo financiado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foi publicado, no último dia 8 de janeiro, em um periódico internacional. 

A pesquisa foi desenvolvida pelos servidores Virgílio Lourenço, da unidade de Gurupi; José Alberto, Otacílio Silveira, Ítalo Cordeiro e Elismar Dias, da unidade de Dianópolis e, por Amanda Marques, egressa do curso de Engenharia Agronômica da unidade de Dianópolis e mestranda Universidade Estadual Paulista (UNESP). A pesquisa envolve, entre outros aspectos, análises sobre avanços tecnológicos nas áreas de Agricultura de Precisão, Geoestatística e Inverso da Potência da Distância (IPD). 

Os pesquisadores avaliaram a qualidade de diferentes interpoladores para a distribuição espacial dos atributos do solo em uma área de cultivo irrigado da banana (7,8 ha), dentro do perímetro irrigado do Manuel Alves, região Sudeste do Tocantins. 

Parte da pesquisa foi financiada com recursos do Programa de Apoio ao Pesquisador (PAP-APL) do IFTO. O artigo publicado pode ser acessado na Research, Society and Development, disponível aqui