Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pela primeira vez, Codir é transmitido, ao vivo, para toda a comunidade

Notícias

Pela primeira vez, Codir é transmitido, ao vivo, para toda a comunidade

Dirigentes do IFTO

17 pontos de pauta foram tratados durante a reunião
por publicado: 13/02/2020 18h23 última modificação: 14/02/2020 09h32
Pra cego ver: várias pessoas em volta de uma mesa grande, sentadas, com algumas telas de computador à sua frente, dentro de uma sala fechada. Fim da descrição.

Pra cego ver: várias pessoas em volta de uma mesa grande, sentadas, com algumas telas de computador à sua frente, dentro de uma sala fechada. Fim da descrição.

Por Mayana Matos e Maiara Sobral

O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Tocantins (Codir/IFTO) se reuniu nesta quinta-feira, 13, para a sua primeira reunião ordinária do ano. A reunião foi transmitida pela primeira vez, ao vivo, para toda a comunidade. O dirigentes decidiram que todas as reuniões do Codir passarão a ser transmitidas pela internet.

"Essa é a primeira vez que o Codir está sendo transmitido. Acredito que, desta forma, muitas informações chegarão de maneira mais rápida à comunidade, bem como possibilitará maior e melhor compreensão dos assuntos aqui tratados", ressaltou o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior. 

Pela manhã, após momentos de informes sobre assuntos referentes ao provimento de servidores e Comissão Própria de Avaliação (CPA), os dirigentes deliberaram sobre diversos pontos de pauta, entre os quais, a apreciação e votação do recurso administrativo acerca da última eleição para representantes do Codir no Consup. Em votação, os dirigentes mantiveram o resultado da escolha dos representantes. Também foi realizada a apresentação das normas de concessão de diárias e passagens no âmbito do Instituto, em conformidade com a nova portaria do MEC.

Os dirigentes também aprovaram a nova proposta de realização dos Jogos Internos do IFTO, em 2020, serão utilizadas quatro sedes: Colinas do TO, Paraíso do TO, Porto Nacional; com modalidades distintas. Essas etapas serão concluídas em três dias, somente a última etapa que será em Palmas (TO), com a  realização em dois dias. Após discussão da comissão organizadora, será divulgado o cronograma dos jogos. Essa mudança acarretou uma economia em torno de R$ 80.000,00 em relação aos custos de Assistência Estudantil do ano passado, com um incremento de 170 novos estudantes no evento.

No período vespertino, a comissão do Desafio IFTO4Change apresentou uma avaliação do que aconteceu na primeira edição e informou que em breve será lançada a edição 2020 do desafio, que os estudantes e servidores já podem preparar os projetos. Quanto ao Encontro dos Servidores 2020, o colegiado discutiu a possível sede do evento, que está previsto para acontecer entre os dias 30 de abril a 3 de maio. O Campus Colinas do TO foi proposto como sede, após deliberações, ficou decidido que será feito estudo de campo, para verificar se o município atende às demandas do evento. Os dirigentes também decidiram manter o valor de meia diária, por dia, aos servidores participantes. 

Ainda durante a tarde, os presentes apreciaram a minuta da portaria normativa, que regerá a cessão e colaboração técnica entre as unidades do IFTO, após alterações, ficou deliberado que o documento será enviado à Procuradoria Federal junto ao IFTO, para posterior publicação. Em seguida, foi apresentada uma proposta de divisão dos 537 computadores, os dirigentes aceitaram o que foi sugerido pela Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI).

A Pró-reitoria de Administração (Proad) fez avisos quanto à execução de contratos, contratação de estagiários, Pró-qualificar, Plano Anual de Contratações, no intuito de adequar e orientar o orçamento para o ano de 2020. Outra discussão foi quanto à necessidade da redução das Unidades de Administração de Serviços Gerais (UASGs), segundo portaria ministerial, dessa forma as contratações serão feitas por três unidades e não mais por nove, como era anteriormente.

Ao finalizar os pontos da convocação, o reitor agradeceu a presença de todos e finalizou a reunião, vale destacar que a próxima reunião ordinária do Codir está marcada para o mês de abril.