Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestras com temas inovadores marcam 1º Workshop de Economia Criativa

Notícias

Palestras com temas inovadores marcam 1º Workshop de Economia Criativa

Empreendedorismo

Evento objetivou mostrar a relevância de uma incubadora no segmento
por Mayana Matos publicado: 28/04/2021 16h00 última modificação: 28/04/2021 16h08

Foi realizado nesta terça-feira, 27, o 1º Workshop de Economia Criativa. O evento foi resultado de parceria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), unidade de Gurupi, com o Programa Inova Gurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Sebrae e HUB Distrito.

O Workshop teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade interna e externa acerca da relevância de uma incubadora no segmento de Economia Criativa, como ambiente de formação em ensino, pesquisa e extensão, e locus de geração de empreendimentos inovadores.

A abertura contou com apresentação cultural dos artistas e servidores do IFTO, Anne Raelly e Gleuter Guimarães. Na ocasião, o presidente da comissão organizadora do evento, Jheffersom Donner da Silva, agradeceu aos envolvidos na ação. "Desejo que todos tenham bastante aproveitamento acadêmico e profissional, acerca dos temas abordados", disse. 

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura de Gurupi, Lady Sakay, agradeceu a iniciativa do IFTO, aos parceiros e participantes. "A economia criativa é um dos setores importantes nesse momento de pandemia, importante para diversas áreas. Nossa secretaria apoia esse evento e seremos parceiros em ações como esta", afirmou. 

A gerente da regional Sebrae/Gurupi, Paula Alencar, chamou a atenção para o contexto que envolve a criatividade. "Este evento estimula a criatividade, o ser pensante. Que cada vez mais as pessoas sejam criativas. Precisamos fomentar isso. E Gurupi é celeiro de mentes pensantes. Estamos à disposição para atender todos os empreendedores, contem conosco", afirmou. 

Marcelo Terra, diretor-geral da unidade de Gurupi, além de agradecer a participação e envolvimento de todos, ressaltou a importância da iniciativa. "É com esse espírito que começamos esse trabalho, pensando numa incubadora de economia criativa. Isso já era uma proposta antiga aqui no campus e, agora, com o apoio do nosso reitor, foi possível a gente tornar esse sonho uma realidade, junto ao projeto Inova e demais parceiros. Estão todos de parabéns", disse. 

Vale ressaltar que a incubação de empresas tem um papel importante no ecossistema socioeconômico de uma região. Isso se traduz em benefícios que podem incluir: criação de empregos e riqueza; fomento à comunidade empreendedora; comercialização de tecnologia; diversificação da economia local e criação e retenção de negócios.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), Paula Karini, esteve presente, representando o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior. "O IFTO tem investido em diversas formas de fomentar e desenvolver ambientes de inovação e criatividade, em todas as nossas unidades. Este evento é fruto de um trabalho forte de pessoas e instituições que, cooperativamente, se dedicam ao fortalecimento aos habitats de desenvolvimento no Tocantins. Acreditamos na capacidade dos diversos atores envolvidos no desenvolvimento dessa região e agradecemos a todas as pessoas que se empenharam na organização deste evento", ressaltou. 

Programação

Na sequência, foi iniciado o Painel 1, com a conferência "Incubação de Empreendimentos Criativos: Oportunidade que geram negócios", ministrada por Fábio Pegoraro, consultor regional do Sebrae.

Os participantes também prestigiaram a conferência "Economia Criativa: a arte de inovar", ministrada por Paula Marques, empreendedora e gerente de Corporate Services no Distrito. 

O evento foi aberto e o público pode participar interagindo com envio de perguntas. Ao final, foram apresentados casos de sucesso, de empreendedores locais convidados.  A íntegra do evento está disponível no canal da unidade de Gurupi, no Youtube