Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Arte e Cultura ganha instrumentos musicais novos

Notícias

Núcleo de Arte e Cultura ganha instrumentos musicais novos

NAC

O objetivo é criar uma banda na unidade.
por Lúcia Gomes publicado: 24/03/2021 17h32 última modificação: 24/03/2021 18h05

Além da qualidade do ensino, o Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) é reconhecido pela comunidade paraisense pelas suas ações nas áreas de arte e cultura. Em tempos pré-pandemia, não foram poucos os eventos realizados pela instituição e seus estudantes que contaram com a participação de moradores da cidade.

Isso acontece porque existe uma política muito forte de estímulo aos talentos dos estudantes na unidade. E para incentivá-los a aperfeiçoar seus dons ainda mais, o campus acaba de adquirir instrumentos musicais para o Núcleo de Arte e Cultura (NAC). Quando as aulas presenciais retornarem o núcleo terá a disposição bateria, violões, teclado e guitarranovinhos.

A professora Márcia Sepúlvida, uma das responsáveis pelo NAC, destacou que essa é uma aquisição muito importante para o desenvolvimento integral dos estudantes do Campus Paraíso do Tocantins. "Sabemos que a arte e a cultura caminham junto com o ensino-aprendizagem e a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico" explicou. Segundo ela, a música também contribui no aprendizado de matemática, por exemplo, melhora a leitura e a escrita e ainda pode ajudar os estudantes na formulação de conceitos gerais .  

Márcia revelou que a ideia é que quando as aulas presenciais retornarem os instrumentos sejam utilizados para a formação de uma banda de música do campus. Atualmente, já existem editais com vagas para os grupos de dança, teatro, coral, desenho e o objetivo é ampliar para as atividades musicais com o uso dos instrumentos.

NAC

 O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Paraíso do Tocantins tem a função de gerenciar as atividades artísticas e culturais que envolvem a unidade, assim, acompanha grupos artísticos formados por estudantes e executa projetos artístico-culturais nos seguintes eixos: música, dança, teatro, poesia e artes visuais.

O objetivo é despertar talentos e atender as  demandas culturais dos discentes. Além disso, busca estimular o interesse para a aprendizagem como um todo de sentidos, fazendo da arte uma linguagem potencializadora do aprendizado mais significativo, contribuindo para a formação de um sujeito crítico, criativo, emancipado e atuante na sociedade.