Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas obras são concluídas e ambientes são reformados em diversas unidades do IFTO

Notícias

Novas obras são concluídas e ambientes são reformados em diversas unidades do IFTO

Infraestrutura

As comunidades locais serão beneficiadas com as novas instalações
por publicado: 06/07/2020 09h00 última modificação: 06/07/2020 09h57
Exibir carrossel de imagens Pra cego ver: Imagem aérea da obra em construção na unidade de Palmas. Trata-se de um canteiro de obra do refeitório. Compõem a foto elementos como: terra, árvores em volta, divisão de espaços já erguidos, espaços abertos e cobertos. Fim da descrição.

Pra cego ver: Imagem aérea da obra em construção na unidade de Palmas. Trata-se de um canteiro de obra do refeitório. Compõem a foto elementos como: terra, árvores em volta, divisão de espaços já erguidos, espaços abertos e cobertos. Fim da descrição.

Maiara Sobral e Mayana Matos 

Apesar das dificuldades enfrentadas neste período de pandemia da Covid-19, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) buscou, dentro do possível, dar continuidade a suas atividades e, assim, manter o funcionamento da instituição. Deste modo, chega ao final do semestre com boas-novas para comemorar com a comunidade. Em diferentes unidades do IFTO, foram concluídas obras e reformas de diversos ambientes, beneficiando assim estudantes, servidores e colaboradores com espaços amplos, acolhedores e confortáveis, bem como contribuindo para o desenvolvimento institucional e territorial das unidades e suas respectivas localidades. São novas salas, ginásio, espaço de vivência para servidores, Espaço Kids, novos blocos, laboratórios e outras instalações. Os gestores comemoram a importância dos novos espaços preparados para melhor atender a comunidade. 

Araguaína 

Em Araguaína foram concluídas obras referentes ao espaço de vivência para servidores e o Espaço Kids. O diretor-geral da unidade, Cristiano Fernandes, celebrou a conquista. "Essas obras foram muito aguardadas pela comunidade; lembro que, mesmo improvisado, o espaço que era utilizado para os servidores já era utilizado como ponto de encontro para o cafezinho, lanche e até mesmo refeições, sempre em clima de confraternização e harmonia. Agora vamos poder fazer o mesmo com mais conforto para os servidores, pois se trata de uma ambiente amplo e climatizado. Quanto ao espaço Kids, era um anseio antigo da comunidade, serviço que virou marca no IFTO, que é referência em inclusão. A expectativa é que melhore a qualidade de vida dos nossos servidores e estudantes e, consequentemente, dos seus filhos, que vão poder estar mais próximos do seu pai ou mãe", afirmou. 

    

Fotos: Novos ambientes em Araguaína

Formoso do Araguaia 

Em Formoso do Araguaia, a reforma do bloco de sala de aulas, bem como de dois ambientes administrativos e o Espaço Kids terminaram no final do mês de junho. O diretor da unidade, Manoel Delintro, ressaltou a importância de continuar, mesmo em tempos de pandemia, o andamento das obras. "O Campus Avançado Formoso do Araguaia não parou, e executou uma importante ação para o ensino: a reforma e criação de mais salas de aula, que vão atender à demanda de crescimento do campus, como a implantação do curso técnico integrado ao ensino médio, ocorrida em fevereiro de 2020. Essas ações vão proporcionar conforto e bem-estar a todos: estudantes, servidores e colaboradores. Temos enfrentado desafios causados pela Covid-19, mas juntos vamos vencer esse momento e receber nossos estudantes em ambientes de aula mais amplos e confortáveis, o que vai garantir qualidade no ensino ofertado", celebrou. 

   

Fotos: Novos ambientes em Formoso do Araguaia

Gurupi 

Em Gurupi, a reforma do bloco de Engenharia Civil também foi concluída em junho. Segundo o gerente de Administração Edmundo Costa, foi feita a troca do telhado e de todo o sistema elétrico. Além das salas de aula, os três laboratórios (LaBIN) e salas de apoio do prédio também foram reformados. O diretor-geral da unidade, Marcelo Terra, destacou a importância desta e de outras reformas, bem como o atendimento ao anseio da comunidade. "A unidade de Gurupi desde 2016 vem passando por um processo de reestruturação que vai desde a ampliação do número de cursos, abertura de novos cursos mais alinhados aos anseios da sociedade, ampliação e reforma da estrutura física e melhora nas condições de trabalho. Devido ao seu orçamento limitado, esse processo tem sido realizado contando com o empenho e a criatividade de seus servidores e, especificamente sobre a reforma do bloco IV, uma grande contribuição do reitor Antonio da Luz, que conseguiu a descentralização de um recurso especificamente para essa finalidade", declarou. 

Marcelo Terra falou sobre o conforto e as melhores condições de trabalho para estudantes e servidores, bem como da expectativa a partir dessa etapa desse processo de reestruturação. "A principal mudança, após a conclusão desta obra, está nas condições de trabalho dos servidores e no bem-estar dos estudantes. Com a reforma, o ambiente ficou menos suscetível aos efeitos das intempéries e com certeza vai impactar na relação ensino-aprendizagem", comemorou. 

   

Fotos: Novos ambientes em Gurupi

Lagoa da Confusão 

Por sua vez, em Lagoa da Confusão, também em fase de acabamento, está sendo construído o ginásio. De acordo com o diretor da unidade, Jardel Barbosa, a conclusão da obra proporcionará maior aproximação e envolvimento dos estudantes com a unidade. "Acreditamos que a quadra esportiva com arquibancada e vestiários do Campus Avançado Lagoa da Confusão vai mudar a relação entre estudantes e o campus. Viveremos uma fase de aumento das atividades esportivas de estudantes e servidores, com uso de espaço próprio e adequado. Será possível realizar a prática de futsal e outros esportes. Já estamos prevendo ano que vem, no JIFTO, Lagoa campeã no futsal masculino e feminino", afirmou. 

     

Fotos: Obras em Lagoa da Confusão

Palmas 

Em Palmas, está sendo construído o refeitório, com previsão de entrega para dezembro deste ano. Segundo o diretor-geral Wendell Costa, "a construção do refeitório representa uma grande conquista, já que há muito tempo vem sendo reivindicado um espaço que realmente atenda aos anseios da comunidade acadêmica e que seja mais adequado para realização das refeições com mais higiene e conforto", disse. 

Wendell acrescentou que o espaço proporcionará maior conforto aos estudantes e a toda a comunidade, possibilitando também maior acompanhamento dos serviços ofertados no refeitório, e agradeceu aos envolvidos por essa conquista. "É importante registrar o nosso agradecimento à deputada Professora Dorinha, com a qual fizemos contato e nos atendeu de prontidão com o recurso para construção do refeitório, a toda equipe da Prodi, que providenciou todos os projetos, à equipe da Proad, que realizou a licitação, e aos servidores do Campus Palmas que trabalharam diretamente para que o refeitório pudesse estar sendo construído", afirmou. 

   

Fotos: Obras em Palmas

Pedro Afonso 

Em Pedro Afonso, o Espaço Multiuso foi reformado. O local passou a contar com novas instalações de lanchonete, banheiros novos, parte elétrica, forro do teto e nova pintura. O Espaço de Inovação e Arte também está em fase final de reforma. No local, serão realizadas diversas atividades pedagógicas, artísticas, culturais, científicas, como rodas de conversa, cinemas, ensaios e apresentações de dança e teatro, além de outras atividades. 

A diretora Mírian Peixoto celebrou a conquista. “Considero a reforma do Espaço Multiuso uma grande conquista para nós do Campus Avançado Pedro Afonso. Agradeço ao reitor Antonio da Luz por viabilizar a reforma deste espaço, que trará uma maior qualidade de vida tanto para os nossos estudantes, quanto para os servidores e demais colaboradores. Com relação ao Espaço de Inovação e Arte, que está em fase de finalização, tenho certeza que será um ambiente onde serão realizadas diversas atividades que vão contribuir na formação integral de nossos estudantes. E com relação ao ginásio, a vistoria foi um primeiro passo para que este sonho se torne realizado, que é vê-lo reformado e sendo utilizado. Agradeço a todos que contribuíram para que tudo isto se tornasse possível”, disse. 

   

Fotos: Novos ambientes em Pedro Afonso

Obras em demais unidades

Também em outras unidades do IFTO a comunidade contará com o benefício de novos ambientes e instalações. Em Araguatins, estão em andamento as reformas do campo de futebol e da pista de atletismo. A previsão é que o parque esportivo seja concluído na unidade ainda este ano. Em Colinas do Tocantins, a construção do novo bloco de salas de aula não foi finalizada pela empresa responsável. Neste caso, a Reitoria do IFTO já está articulando junto à Setec para viabilizar a descentralização de recursos e, deste modo, a partir de novo processo de licitação, retomar o andamento da obra. 

Em Dianópolis foi concluída a construção do novo refeitório que proporcionará um espaço adequado e confortável para estudantes, servidores e colaboradores. Por sua vez, em Paraíso do Tocantins, foram concluídas as passarelas que interligam os blocos de salas de aula. As passarelas apresentam melhor estética no interior da unidade e é totalmente coberta, pavimentada, iluminada, assim como o paisagismo acompanha todo o percurso. E, em Porto Nacional, foi finalizada a construção do novo auditório. Recentemente, a unidade celebrou a aquisição das poltronas que faltavam para o adequado funcionamento do espaço.