Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NAPNE do Campus Gurupi realiza ação em razão do Dia Nacional da LIBRAS

Notícias

NAPNE do Campus Gurupi realiza ação em razão do Dia Nacional da LIBRAS

Neste ano, dia 24 de abril, a Lei completou 20 anos de sanção

por Luícia Ferreira publicado: 25/04/2022 13h41 última modificação: 25/04/2022 13h49

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do Instituto Federal do Tocantins – Campus Gurupi, desenvolveu na unidade, dias 19 e 20 de abril, ação de sensibilização e conscientização aos estudantes e servidores, em razão do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS.

 A ação envolveu a confecção de uma moldura e caixa temáticas que foram posicionadas em um espaço de convivência do campus, onde membros da equipe do NAPNE abordaram estudantes e servidores que transitavam pelo ambiente convidando-os a participarem do momento.

 Os participantes receberam informações acerca da ação realizada, da Lei de LIBRAS e os benefícios que a mesma trouxe para a comunidade surda, depois disso, escolhiam um termo com seu respectivo sinal em Libras para aprenderem a sinalizar. Foram gravadas uma sequência de vídeos curtos, e o resultado foi um vídeo em homenagem à data.

Segundo a coordenadora do NAPNE, Suelene Albuquerque, a comunidade interna foi bem atuante e participou das atividades. “A ação foi de extrema importância, considerando que hoje a unidade conta com a presença de estudantes surdos, e seguindo a legislação vigente, dispõe de profissionais tradutores e intérpretes de Libras que mediam a comunicação desses, bem como  de Professor de Libras que ministra a disciplina de Libras nos cursos superiores e de nível médio” explicou a coordenadora.

O dia 24 de Abril é celebrado em âmbito nacional considerando a lei 10.436/2002 que reconhece a Libras como língua da comunidade surda brasileira. Neste ano, a lei completa 20 anos de sanção. O Campus Gurupi atende hoje 02 estudantes surdos, com acompanhamento pelo núcleo no serviço de tradução e interpretação em Libras de todas as atividades acadêmicas.