Notícias
Mais que exposição: IFTO levará experiências interativas para a Agrotins 2026
Imersão e inovação
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) se prepara mais uma vez para participar do maior evento do agronegócio da região Norte do país, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2026. O Instituto estará presente na feira nos dias 13, 14 e 15 de maio.
Ano após ano, o IFTO vem consolidando sua presença como um dos principais expositores institucionais no campo da ciência, tecnologia, educação e inovação. Sua participação vem sendo marcada, especialmente, pela forma de transformar o estande em experiência concreta ao público visitante, com ambientes não apenas expositivos, mas significativamente interativos e imersivos, com projetos de extensão, demonstrações aplicadas, protagonismo estudantil e apresentações de soluções reais para o campo, empreendedorismo e outras diversas áreas.
Nesta edição, o público terá novamente a oportunidade de conhecer soluções aplicáveis, vivenciar experiências sensoriais e entrar em contato com práticas inovadoras por meio das ações, eventos e mostras que serão realizados no estande do IFTO durante a feira. A saber:
Mostra Tecnológica:
Esta ação reúne inovações tecnológicas resultantes de pesquisas em andamento ou concluídas com potencial para solucionar problemas do mundo real. Além de possibilitar que a comunidade externa conheça o que é produzido no IFTO, a Mostra será um espaço aberto de troca de conhecimentos com o objetivo de estimular a criatividade e a inovação entre os estudantes, compartilhar saberes com aplicabilidade no dia a dia das pessoas, bem como estreitar laços com o setor produtivo e com a sociedade.
Cozinha show e Degustação:
O propósito desse espaço é valorizar a culinária regional e brasileira, incentivar o uso de produtos oriundos da agricultura familiar e de agroindústrias locais, além de estimular a diversidade alimentar. Na ocasião, estudantes e servidores mostrarão todo o seu talento na execução de receitas de pratos doces, salgados e sobremesas. O público poderá saborear as delícias apresentadas no local.
Encontro das Ciências Agrárias do IFTO:
O evento tem como objetivo reunir professores, técnicos e estudantes dos cursos superiores da área de ciências agrárias do IFTO. Na programação deste encontro acontece a realização do Ideathon Agro. Trata-se de uma maratona de ideias que busca incentivar o olhar criativo de estudantes dos cursos de graduação da área de Ciências Agrárias do IFTO. O desafio desta edição será propor soluções para a produção sustentável na agricultura e/ou pecuária, com foco no uso de bioinsumos e preserveção ambiental.
Jornada de Extensão Tecnológica do IFTO:
A Jornada reúne Laboratório Maker, Escritório Modelo e Empresa Júnior, possibilitando a conexão entre a comunidade e o conhecimento científico aplicado, voltado ao atendimento de pessoas e instituições interessadas na prestação de serviços e soluções tecnológicas, de modo a promover a transferência de tecnologia e o fortalecimento do empreendedorismo e o desenvolvimento regional.
Preparação das apresentações
Nesse ecossistema de inovação que impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias, produções e soluções, as equipes de expositores já iniciaram a preparação de suas apresentações em um pré-evento realizado com representantes da comissão organizadora. As reuniões, promovidas nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24, marcam uma etapa estratégica de capacitação, alinhamento e aprimoramento das propostas que serão apresentadas ao público durante a feira.
A reunião de pré-evento voltada aos expositores da Mostra Tecnológica e da Jornada de Extensão Tecnológica, conduzida por representantes da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi), contou com a participação da presidente da Associação Tocantinense de Startups, Luana Mozzaquatro, como facilitadora. Na ocasião, ela apresentou orientações práticas sobre postura na feira, estratégias de apresentação e formas de potencializar resultados durante a Agrotins. Também destacou o potencial do IFTO e o papel estratégico do evento na construção de relacionamentos com públicos de interesse. O encontro ainda abriu espaço para que servidores e estudantes apresentassem suas soluções por meio de pitches, compartilhando metas e objetivos de cada projeto.

Já na capacitação voltada aos mentores das equipes que participarão do Ideathon Agro, a consultora do Sebrae Mc Lainy Silva Costa abordou princípios de empreendedorismo por meio da metodologia Sebrae Experience, que tem como foco a imersão prática, que visa capacitar empreendedores através de conexões estratégicas e ferramentas ágeis para desenvolver negócios da ideação à escala. Durante a capacitação, os mentores puderam desenvolver na prática a metodologia que será adotada durante o Ideathon Agro, competição que será realizada no espaço Inovagro IFTO, durante a Agrotins 2026. “Eles aprenderam como estruturar o Canvas de modelagem de negócios, o pitch, que é uma apresentação rápida do negócio para possíveis investidores e tudo o que foi ministrado os professores irão aperfeiçoar junto aos estudantes, preparando-os para Ideathon”, explicou Mc Lainy.

Agrotins 2026
A 26ª edição da Agrotins será realizada de 12 a 16 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas. O evento é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro). De acordo com a página oficial do evento, a feira mobiliza os 139 municípios do Tocantins, reunindo mais de 5 mil agricultores familiares, além de técnicos, expositores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas.
(Com a colaboração de Maiara Sobral e Thâmara Filgueiras)