Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para vagas remanescentes do Programa de Iniciação Científica do IFTO

Notícias

Inscrições abertas para vagas remanescentes do Programa de Iniciação Científica do IFTO

PIBIC/PIBITI/ICJ/CNPq

Interessados podem submeter propostas até 8 de setembro
por Mayana Matos publicado: 27/08/2021 14h40 última modificação: 27/08/2021 14h47

Foi publicado nesta quinta-feira, 26, o edital que trata da seleção de estudantes para vagas remanescentes do Programa Institucional de Iniciação Científica do Instituto Federal do Tocantins (PIC/IFTO – 2020/2021) – com Bolsas nas Modalidades: PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM, do IFTO e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Regulamento do Programa de Iniciação Científica do IFTO. 

As inscrições poderão ser feitas até 8 de setembro. A submissão é de responsabilidade do coordenador/orientador e ocorrerá exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), os quais poderão ser acessados através do endereço eletrônico: https://suap.ifto.edu.br/, na opção “Submeter Projeto de Pesquisa”, constante da página inicial, ou através do menu lateral, seguindo o caminho “Pesquisa”, “Projetos”, “Submeter projetos”, seguindo o passo a passo disposto no sistema. 

Para participar, a equipe deve ser composta por um docente, na qualidade de orientador(a), e um estudante-bolsista. Além do estudante-bolsista, a equipe poderá ter até quatro estudantes voluntários.

Pontos a observar

Vale ressaltar que, no processo de submissão do projeto, é importante que o orientador deixe detalhadas as atividades a serem realizadas pelos estudantes. Além disso, o docente não poderá submeter propostas iguais para a mesma modalidade. Caso submeta, será considerada para avaliação a última proposta registrada no sistema.

Segundo o edital, o coordenador poderá submeter mais de uma proposta; porém, haverá limites para aprovação, para cada modalidade, conforme disposto a seguir:

- Dois projetos de iniciação científica, por modalidade, para orientador doutor ou mestre, quando submetidos às modalidades PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM;

- Dois projetos de iniciação científica para orientador especialista, quando submetido à modalidade PIBIC-EM.

É importante frisar que, para cada modalidade, deve-se considerar a compatibilidade das atividades e atribuições a serem definidas para os estudantes, assim como as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica.

O Programa de Iniciação Científica do IFTO é um programa voltado para a iniciação à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico e inovação de estudantes do ensino técnico de nível médio e dos cursos superiores do IFTO.

Todos os detalhes sobre prazos, requisitos e procedimentos constam no Portal do IFTO